O Brasil é por parte culturalmente isolado da América Latina por ter o português como língua oficial em meio aos hermanos de língua espanhola.
A herança histórica proveniente da colonização de Portugal ao Brasil já é amplamente conhecida, mas muitas vezes esquecemos que existem outros países que falam português além desse eixo.
Ressaltamos aqui que a colonização foi e é um processo cruel e sangrento que não deve ser romantizado. Entretanto, é fato que os acontecimentos de séculos atrás moldaram o mundo como conhecemos hoje e a linguagem é parte desse resultado. Bonito é ver como, apesar da unanimidade da mesma língua, cada país tem um sotaque e gírias da cultura local que devem ser celebrados.
1- Angola
Angola é nova no mapa do turismo e tem a missão de renovar a história local na memória popular após mais de quatro décadas de guerra civil. Infelizmente, um país que sofreu a combinação de uma colonização seguida de guerra demonstra muitas dificuldades socioeconômicas. Mas é importante enxergar a Angola como também um lugar de amplas belezas e muita vida. Além das já conhecidas praias paradisíacas africanas, o país também tem muitos parques nacionais e é um prato cheio para o ecoturismo.
2- Macau
Sabemos que o título diz “países”, mas Macau merece uma exceção porque é, de fato, uma. Macau nem é um país, nem uma cidade. A região administrativa especial da República Popular da China foi dominada pelos portugueses até muito recentemente, 1999. A apenas uma hora de barca de Hong Kong, é apelidada como Las Vegas chinesa. O destino é luxuoso, com muitas lojas, restaurantes e, claro, cassinos.
Leia também: Mercados de animais silvestres na China: como REALMENTE é? | Da origem até as atuais problemáticas
3- Moçambique
No sudeste da África, Moçambique tem paisagens naturais de tirar o fôlego, uma capital interessante e uma boa estrutura turística. Depois da África do Sul ter se tornado um destino extremamente popular, os viajantes mais experientes têm explorados outros tesouros africanos e Moçambique está nesse radar. Sem dúvidas, o grande destaque turístico do país é as praias paradisíacas.
Leia também: Moçambique | Um paraíso ainda não descoberto na África
4- Cabo Verde
O arquipélago formado por dez ilhas vulcânicas localizado no Oceano Atlântico é um paraíso ainda pouco explorado. Assim como outros países da costa da África Ocidental, as paisagens combinam relevos montanhosos com as praias de águas límpidas. Além das belas praias, um roteiro focado no ecoturismo também pode explorar os vulcões. A beleza visual é o cartão-postal, mas o povo de Cabo Verde cativa por ser muito hospitaleiro e alegre, com uma paixão especial pela música.
5- Guiné-Bissau
Guiné-Bissau foi a primeira colônia africana a conquistar sua independência de Portugal. Ainda assim, as cicatrizes da colonização são tão profundas que o país é marcado por uma história de forte conturbação política que flerta com o autoritarismo. O país não oferece grande estrutura para receber turistas, mas tem belas praias e parques nacionais, além de festas e ritos culturais marcantes.
6- São Tomé e Príncipe
São Tomé e Príncipe são ilhas localizadas na altura da Linha do Equador. Cada ilha tem sua capital, mas ambas formam um só país – é um Estado insular. O acesso à Príncipe é praticamente nulo – a ilha é considerada Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO desde. É São Tomé que tem mais movimento e consequentemente, recebe mais turistas. Como ilha, naturalmente as grandes atrações são as belas praias e também a gastronomia tropical.
7- Timor-Leste
Localizado entre a Ásia e a Oceania, separado da Austrália pelo Mar de Timor. O pequeno Timor-Leste é um dos países mais novos do mundo. Após a colonização portuguesa, o país foi ocupado pela Indonésia e apenas em 2002 conquistou soberania. Outra peculiaridade: a moeda local é o dólar americano. Se você é o tipo de viajante que já explorou todos os destinos mais conhecidos e está sedento por novidades, você acaba de encontrar. O país combina paisagens montanhosas, com vulcões extintos, com praias incríveis de natureza praticamente selvagem.
Boa viagem!