Amsterdã: guia para um fim de semana perfeito

Colaboração de: Lucas Janone

Com seus inúmeros canais e edifícios dos séculos 17 e 18, Amsterdam é uma das cidades mais preservadas da Europa. A capital holandesa oferece construções históricas, lindos parques, canais charmosos, museus de relevância mundial e vida noturna. A pé, de bicicleta ou barco, passeios o esperam em cada bela esquina. Sendo assim, um destino capaz de agradar todos os perfis de viajantes!

Se você prefere um passeio mais cultural, saiba que Amsterdam está na vanguarda da Europa no que se refere a espetáculos, arte e museus. Não deixe de conhecer a Museumplein, uma praça que reúne alguns dos museus mais importantes da cidade, como o Rijksmuseum, que reúne uma coleção de arte e história holandesa; o Museu Van Gogh, um dos pintores mais famosos do mundo.

A Casa de Anne Frank é outro passeio cultural imperdível. Ela que te leva para uma viagem no tempo – mais especificamente para a época da Segunda Guerra Mundial, período em que Anne escreveu o famoso diário em seu esconderijo enquanto fugia dos nazistas. A experiência é muito demandada, então aconselhamos reservar com antecedência.

Se você prefere aproveitar a natureza quando viaja, saiba que Amsterdam possui variadas áreas verdes. Opções não faltam. O mais tradicional é o Vondelpark, mas também não deixe de conhecer o Botanicus Amsterdam, Westerpark e o Amstelpark.

Outra dica de passeio que não pode ficar de fora da sua lista é o Bloemenmarkt, ou Mercado de Flores. O único flutuante do mundo, que existe desde 1862! É um delicioso e cheiroso passeio para se fazer na capital holandesa. Também sem fugir do clichê, vamos falar dos canais da cidade. Sem dúvida, o ponto alto de Amsterdam. Gaste horas caminhando pela margem dos mais de mil canais.

Quando o assunto é vida noturna, Amsterdam é considerada uma das cidades mais animadas da Europa, atraindo muitos jovens. Isso pode ser percebido à noite, com uma vida noturna intensa e longa! A região de Leidseplein possui bares, baladinhas e os famosos coffee shops. O Red Light District é um bairro onde a prostituição é legalizada e as famosas vitrines são iluminadas com luzes vermelhas. O distrito possui um ar descontraído e conta com boas opções de bares e restaurantes às margens dos rios e canais da cidade.

E se o seu perfil for de um viajante animado e amante da cerveja, não podemos esquecer que a Holanda é a maior exportadora de cerveja do mundo com a Heineken! Ela foi fundada em Amsterdam em 1873 e um dos passeios mais procurados é o tour Heineken Experience, para conhecer a história da cervejaria e ainda aproveitar duas cervejas no bar exclusivo, interativo e divertido.

Onde ficar?

Decidir onde ficar em Amsterdam não é só importante, como fundamental para aproveitar o melhor da cidade. Claro que levantando em consideração as preferências e o orçamento. Cada bairro é único e tem um astral diferente, e com certeza você vai encontrar o que mais tem a ver com você.

Nossa experiência no De L’Europe foi essencial para nos apaixonar ainda mais por Amsterdam. Um hotel luxuoso, de 1896 que soube preservar a história e trazer o moderno de forma elegante e agradável!
São 107 quartos, incluindo 55 suítes e uma inigualável suíte de cinco quartos. Perfeito para os viajantes que querem trazer a família! O hotel respira arte e por isso, cada quarto foi pensado com uma decoração especial.

E para os viajantes que queiram relaxar durante a hospedagem, o De L’Europe garante um luxuoso oásis de conforto com uma variedade de salas de tratamento, saunas, piscina, jacuzzi e academia.
Esta mistura harmoniosa de instalações de bem-estar oferece o cenário ideal para relaxamento ou exercícios revigorantes.

Outras opções de hospedagem excelentes são: Conservatorium Hotel e Anantara Grand Hotel Krasnapolsky. O Conservatorium é para os viajantes que querem uma localização espetacular, com um serviço cinco estrelas. A propriedade fica a poucos metros do Museu do Van Gogh, do Vondelpark, Rijksmuseum e muito mais.

Além disso, o Conservatorium é aconselhado para os amantes de cultura e boa gastronomia. Fiz questão de conhecer o restaurante asiático, Taiko Cuisine, e me surpreende pela qualidade. Já o Anantara é um hotel maior, com 402 luxuosos quartos e suites no centro de Amsterdam. Também conta com ótima localização: em frente ao Palácio Real e Monumento Nacional.

Onde comer?

Amsterdam tem uma excelente seleção de restaurantes para todos os tipos de viajantes. Além das típicas batatas-fritas que você encontra em cada esquina da cidade, você também encontra diversos restaurantes: alguns mais baratos, outros com bom custo-benefício, tem restaurante de luxo e alto padrão (incluindo com estrela Michelin), tem restaurante com comida típica holandesa… para nós, a gastronomia faz parte da vivência na cidade!

O ‘t Zwaantje é um restaurante bem frequentado pelos locais. Ele possui um ótimo custo-benefício e é muito bem servido! Recomendamos reservar antes de ir.

O EYE é um museu de filmes, com salas de cinema, mas também possui um restaurante com linda vista para Amsterdam! É uma experiência inesquecível jantar ou almoçar vendo os barcos passarem.

Para quem gosta de espaços gastronômicos, o De Hallen era uma antiga estação de trem de Amsterdam. Ela foi adaptada em um espaço de convivência urbano, e hoje abriga brechós, um cinema alternativo, uma biblioteca, café e o “Food Hallen”, uma praça de alimentação onde só há lanchonetes locais de Amsterdam. Tudo isso num ambiente bem animado e altamente informal! Vale a visita.

E a última dica é: você não pode sair de Amsterdam sem visitar o Winkel 43 e provar a melhor torta de maçã do mundo! É um daqueles cafés que são amados por turistas, bem como moradores. A fila é longa mas vale a espera!

Boa viagem!

Você pode se interessar

Deixe um comentário

Todas as informações para você viajar melhor! O time do FDV é formado por viajantes profissionais, especializados no mercado de luxo.

Copyright 2025 © Falando de Viagem