8 atrações imperdíveis em Doha, no Catar

1) Souq Waqif

Localizado a apenas 15 km do aeroporto e próximo de vários museus, esse foi o lugar que mais gostamos e onde dedicamos a maior parte do nosso tempo na cidade. O ambiente agrada toda a família, com lojas diversificadas e diversos restaurantes e quiosques onde é possível comer uma deliciosa comida pagando valores razoáveis. No total, foram mais de sete horas no Souq, e ainda assim não nos cansamos deste incrível lugar.

2) Museu Nacional do Qatar

Inaugurado em 2019, esse museu foi projetado por Jean Nouvel, que se inspirou na Rosa do Deserto, uma formação mineral cristalizada, para dar forma a um dos edifícios mais belos da cidade. A exposição, além de linda, é muito interativa, o que a torna interessante tanto para adultos como para as crianças. Ficamos em torno de duas horas e meia no museu e se tivéssemos tempo ficaríamos com certeza explorando o local por mais algumas horas. O museu fica próximo ao Souq, a apenas 5/10 minutos de carro, no caminho que leva até o aeroporto.

3) Katara Cultural Village

Localizado a 10 km do Souq, o Katara Cultural Village é um centro de entretenimento que reúne lojas, restaurantes, anfiteatros e até mesquitas. Algumas áreas foram inspiradas na cidade de Paris, inclusive com cafés e bistrôs, além de contar com uma unidade da tradicional loja de departamento europeia Galeries Lafayette.

É um dos locais mais visitados da cidade e frequentado tanto por turistas como por moradores locais. Nele você encontra carrinhos elétricos gratuitos que auxiliam na movimentação interna, e há até mesmo saídas de ar condicionado nas ruas, que amenizam o calor no verão para os transeuntes.

4) Aspire Park

Aspire Park reúne no mesmo local o shopping Villagio Mall, inspirado em Veneza, o estádio internacional Khalifa e o edifício The Torch, o mais alto de Doha. É um passeio interessante, pois permite conhecer três atrações ao mesmo tempo. Aqueles que tiverem tempo podem fazer uma refeição no restaurante giratório do The Torch, que oferece belas vistas da cidade.

5) Museu de Arte Islâmica

Este museu foi inaugurado em 2008 e possui uma grande seleção de artefatos islâmicos, muitos dos quais antigos e historicamente significativos. Está localizado ao lado do Souq, a uma breve caminhada de distância. O museu foi construído com design islâmico, projetado pelo arquiteto americano de origem chinesa Leoh Min Pei, também responsável pelo projeto da pirâmide do Museu do Louvre.

Durante a nossa estada na cidade, como não tínhamos muito tempo, optamos por conhecer o Museu Nacional do Qatar, mas segundo nos foi dito pelo Guia Doha, o Museu de Arte Islâmica também é um lugar incrível, e seu edifício encanta tanto por fora como por dentro. Por isso, indicamos a visita.

6) Biblioteca Nacional do Qatar

Biblioteca Nacional do Qatar abriga mais de um milhão de livros e possui uma área de 42.000 metros quadrados, e faz parte da Cidade da Educação, que possui campus acadêmico com diversas faculdades e um moderno estádio de futebol. A construção por si já impressiona, mas é a parte interna que realmente encanta os visitantes. São vários corredores, muito bem iluminados, com obras do mundo todo. Merece especial destaque a coleção especial colocada no centro da biblioteca, em um espaço escavado de seis metros de profundidade, revestido com mármore travertino. A biblioteca está num ponto mais isolado, o que pode desanimar alguns visitantes. Por isso, entendemos que é um local que deve ser visitando principalmente por aqueles que ficarão mais tempo na cidade, ou estejam de carro.

7) West Bay

A região de West Bay é o centro econômico de Doha, onde estão localizados os modernos e lindos edifícios que fazem parte do skyline da cidade e alguns dos maiores e mais tradicionais hotéis. É uma ótima região para quem gosta de conhecer bairros frequentados por locais, sem tantas atrações turísticas mais óbvias. Vale a pena bater perna por lá e fazer uma refeição em um restaurante de alta gastronomia. São apenas 6 km de distância do Souq passando pela Corniche, um agradável calçadão, ideal para caminhadas, fazer passeios de barco ou apenas tirar algumas belas fotos da cidade.

8) The Pearl

The Pearl é um projeto residencial, com mais de quatro milhões de metros quadrados, uma grande variedade de apartamentos de luxo, diversas instalações de lazer e entretenimento, marina e praias, além de uma seleção de restaurantes e lojas. Tudo instalado em uma ilha artificial que conta com várias áreas distintas, sendo que uma delas é inspirada na cidade de Veneza. Algo interessante é que grande parte dos imóveis de Doha somente podem ser adquiridos por cidadãos do Catar, e o The Pearl é um dos poucos locais cujos apartamentos e moradias são acessíveis também para os estrangeiros.

Boa viagem!

Você pode se interessar

Deixe um comentário

Todas as informações para você viajar melhor! O time do FDV é formado por viajantes profissionais, especializados no mercado de luxo.

Copyright 2025 © Falando de Viagem