A Coreia do Sul é um país conhecido por seus astros de k-pop, jogos, tecnologia, plástica e pela culinária apimentada. Entretanto, o país vai além disso. É um lugar incrível cheio de cultura a ser explorada. Por isso, aqui vão 12 curiosidades sobre a Coreia do Sul.
1) Variedade de comida de rua
Nos diversos bairros como Myeongdong e Gangnam você encontrará barraquinhas vendendo comida de rua. Salsicha, queijo e até snickers empanados com uma massa, waffle com creme, um pãozinho com ovo, frutas no palito, frango frito, tteokbokki com linguiça. Tudo que eu provei eu gostei, então recomendo que prove o máximo que puder.
2) Várias comidas são doces/tem pouco sal
Eu sei que o arroz, por exemplo, não leva nenhum tempero na hora de ser feito, mas fui em um fast food e a batata frita estava sem sal. Outra situação foi a em que eu comprei um biscoito de cebola achando que seria salgado, mas quando vi estava escrito sobremesa na embalagem e ele era agridoce.
3) Variedade de sorvetes
Você encontrará uma infinidade de sabores de sorvetes nas lojas de conveniência como CU e 7 Eleven e também na Daiso. Tem sorvete em formato de milho, no sabor feijão, no sabor sal do Himalaia, de astros do LoL (jogo de computador). É tanto sabor que é difícil escolher.
4) Produtos com sabor trufado
Eu via molhos com sabor trufado e também em comidas. Na hamburgueria No Brand, por exemplo, que é coreana, tinha um hambúrguer com molho trufado que era muito bom.
5) As motos andam pelas calçadas
É necessário tomar muito cuidado, pois os motoristas de moto não respeitam muito bem as regras de trânsito. Eles passam bem próximo de você na calçada e parecem nem se importar.
6) Você vai ver e ouvir muito k-pop
Pelo menos nos lugares que eu frequentava era bem comum ouvir músicas nas lojas e vindo delas enquanto andava na rua. Além disso, era comum ver no mercado e nas lojas de conveniência comidas e bebidas com rostos de astros do k-pop estampados. Também via em placas no metrô, seja em publicidade ou mensagens de fãs, estampas de meias, produtos como copos, adesivos, pelúcias e bonecos em mercados e outras lojas.
7) Há muitas redes de cafeteria
É muito comum encontrar estudantes e casais em cafeterias, por isso é bem comum encontrar várias pela Coreia e elas estarem sempre cheias. Os ambientes sempre são agradáveis e nos cardápios é possível encontrar sobremesas e sanduíches.
8) Carne bovina é cara
Carne de boi é caro lá, sendo a mais acessível a de porco. A carne de boi que é acessível é o bulgogui que é a carne marinada. Você encontra gostosos pratos com carne de boi por US$10 na rua, mas esse também é o preço de um restaurante all you can eat que tem carne de porco à vontade.
9) Coreanos comem uma refeição no café da manhã
No café da manhã é comum que a refeição seja o que nós normalmente comemos no almoço. Isso é comum porque eles possuem a vida tão corrida que no almoço não há tempo para parar, então é mais comum ser feito um lanche. Eu comia no dormitório da universidade, então já peguei no café da manhã macarrão no alho e óleo e batata frita.
10) A culinária coreana tem muito prato típico com embutido
No refeitório do dormitório o cardápio era sempre de comida coreana e eu reparei que em muitas refeições eram colocados embutidos como salsicha, linguiça ou presunto. Tanto em sopas como forma de acompanhamento do arroz.
11) Você pode comer polvo vivo
Em alguns lugares é possível encontrar sannakji, que é polvo vivo para ser comido. Você deve mastigá-lo bastante antes de comer para não engasgar, mas é um prato típico.
12) Comida apimentada
Dificilmente eu não conseguia comer algo por ser apimentado demais, então se você está com medo da pimenta, não precisa se preocupar. Mas mesmo se você não gostar de pimenta, você consegue se alimentar direitinho e encontrar pratos sem pimenta.
Boa viagem!