10 coisas que você precisa saber antes de viajar para Bonito

Você já deve ter escutado o clichê de que não é bonito, é lindo! Bonito, no Mato Grosso do Sul, definitivamente é um dos destinos mais bonitos que temos no Brasil. A natureza é exuberante e você fará passeios incríveis.

O destino é simples, tem menos de 30 mil habitantes, e vive basicamente do turismo. Para que a sua viagem seja incrível, vou te dar algumas dicas.

1) Leve protetor solar – e use diariamente

Faz calor em Bonito praticamente em todas as estações do ano. Se você acha que só precisa do protetor solar no verão está enganado. É preciso ir preparado, pois o ano inteiro o calor pode ser forte, e você fará passeios ao ar livre diariamente. Se proteger diariamente com o protetor solar é fundamental – mesmo que você não esteja na piscina ou nos rios.

O preço dos produtos em Bonito é mais caro do que em outras cidades, então para não perder tempo já vale comprar o protetor na sua cidade e colocar na mala.

2) Você fará muitos passeios aquáticos

O lado positivo do calor é que você fará muitos passeios que envolvem água – vai se refrescar! Como o sol é forte todo o ano, não há grandes preocupações com dias frios. Leve roupa de banho confortáveis e também use roupas leves, pois você provavelmente terá que fazer trilhas até as atrações. Um bom tênis também é indicado – e não aquele bonito que você não quer sujar.

Vale também ter roupas extras na mochila, principalmente viajando com crianças. Uma toalha também é sempre bom levar.

Pode ser que algumas atrações tenham restrição com o uso de protetor solar ou outros produtos no corpo – informa-se antes para não ter problemas. Fazer flutuação nos rios é uma delícia e você pode até encontrar a sucuri.

3) Tem mosquitos!

Claro que tem, afinal, você estará quase que o tempo inteiro junto à natureza. Seria pedir demais para não ter mosquitos, né? Por isso, a dica é passar o repelente antes de sair do hotel e ir reaplicando ao longo do dia para evitar as indesejáveis picadas.

Aqui vale a mesma dica de levar na mala para não precisar comprar nos supermercados de Bonito. Alguns hotéis podem até oferecer repelente gratuitamente, mas é bom ter o seu – de boa qualidade.

4) Não tem Uber em Bonito

Sim, não tem Uber em bonito. Você tem, basicamente, duas opções: alugar um carro no aeroporto ou contratar passeios com transporte. Se estiver sem carro, e precisar realizar pequenos deslocamentos pela cidade, pode usar o EcoDriver, uma espécie de Uber.

O app é um pouco bugado, mas funciona até que direitinho. Eu usei umas 5 vezes enquanto estava por lá e todas as minhas corridas deram R$ 10,00 – é o valor mínimo. Nunca esperei muito tempo pelo carro.
Para ir até os passeios, os carros precisam de licença, então tome cuidado com motoristas que lhe abordam oferecendo serviços. Para transporte do aeroporto até o hotel, além de outras opções, eu altamente recomendo a Vanzella Transportes, que é excelente.

5) Tenha sempre dinheiro vivo

Na maioria dos locais já é possível usar o cartão de crédito ou débito em Bonito, mas você precisa ter dinheiro vivo para não passar nenhum perrengue. O ideal é já ir com dinheiro, para não precisar procurar um banco ou caixa eletrônico para realizar o saque.

Algumas vezes, o uso o cartão depende de sinal da operadora ou do Wi-Fi, o que pode falhar, por isso ter mais de um meio de pagamento vai ser fundamental na sua viagem.

6) Bonito é um destino para o ano todo

As incríveis belezas naturais de Bonito são acessíveis durante todo o ano – seja verão, inverno, primavera ou outono. É um destino onde predomina o sol e belos dias durante praticamente o ano inteiro. Comece a programar a sua viagem com alguma antecedência e como isso economize com melhores tarifas (avião e hotelaria principalmente). Quanto mais cedo fizer sua reserva, mais barato será sua viagem. Evite comprar passagens ou reservas hotéis em cima da hora, pois os valores serão mais altos.

Se possível, fuja dos meses de janeiro, julho e dezembro, quando coincide com as férias escolares e a procura por viagens é maior.

7) Os passeios têm preços fixos

Todas as agências de viagem possuem o valor tabelado, então não precisar se preocupar em cair em “pegadinhas” das agências. Escolha entre a que mais te agradar, ou melhor te atender. Existe grande variedade de passeios, de diversos valores e níveis de dificuldades.

Eu usei e recomendo muito a agência H2O Ecoturismo. Além de excelente atendimento, você ainda ganha um voucher com desconto em lojas e restaurantes da cidade.

8) Você vai acordar cedo todos os dias

Sim, não vai ter moleza nas férias. Grande parte dos passeios são realizados logo pela manhã, então é muito provável que você precise acordar bem cedo para realizá-lo. No momento da contratação, certifique-se sobre isso, e se preferir escolha um horário mais tarde.

9) Tenha uma boa câmera

Durante os passeios, você vai se deparar com paisagens incríveis e com certeza vai querer registar esse momento com muitas fotos. Leve um bom celular e/ou uma GoPro para conseguir fotos em todos os momentos. Os guias sempre ajudam para você tirar aquela foto perfeita para postar no Instagram – mesmo nas grutas e cavernas.

10) Tem voo direto

Sim, não tem perrengue para chegar ao Aeroporto de Bonito (BYO). O aeroporto, aliás, é um dos mais simples do Brasil, mas cumpre muito bem seu objetivo: está ao lado da cidade, então em 10 ou 15 minutos você chega ao seu hotel ou pousada. Nada de deslocamentos grandes de carro – o que é ótimo.

GOL Linhas Aéreas opera os voos saindo do Aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, mas você pode sair de qualquer cidade brasileira onde tenha voo da maior companhia aérea do Brasil com apenas uma conexão.

Onde se hospedar em Bonito

A minha dica é o Promenade Bonito All Suites. O hotel está novíssimo, pois foi inaugurado no final de 2021, e oferece quartos confortáveis e bonitos, além de bom atendimento. O tamanho dos quartos me agradou bastante, além da decoração moderna. A área de lazer tem uma deliciosa piscina para você se refrescar nos dias quentes.

Boa viagem!

Você pode se interessar

Deixe um comentário

Todas as informações para você viajar melhor! O time do FDV é formado por viajantes profissionais, especializados no mercado de luxo.

Copyright 2025 © Falando de Viagem