O que é sistema All-Inclusive?

Dúvida comum de muitos viajantes, o sistema all-inclusive ainda gera muitas dúvidas. Ninguém é obrigado a saber, principalmente porquê há uma minoria de hotéis no Brasil que usam esse sistema. Neste texto, vamos explicar o que é, como funciona e suas vantagens e desvantagens.

All-Inclusive, ao traduzirmos para o português, significa Tudo Incluído. Mas o que é tudo? Todas as refeições e bebidas. No Brasil, muitos hotéis usam o sistema de Pensão Completa, que quer dizer quase a mesma coisa, mas é mais limitado, oferecendo café da manhã, almoço e jantar. Quando está escrito Meia Pensão, o almoço não está incluído. Os navios de cruzeiro também utilizam esse sistema, que é muito parecido com o dos hotéis, mas não será abordado neste texto.

Muitos hotéis, principalmente resorts, oferecem esse sistema aos seus hóspedes. O valor da alimentação já está incluído na diária, que consequentemente é mais elevada do que um hotel que não opera esse sistema. Você poderá então se alimentar quantas vezes desejar em todos os restaurantes do hotel, bar da piscina, frigobar e até serviço de quarto. Muitas atividades também estão incluídas.

A regra não é exatamente igual em todos os hotéis, então há pequenas diferenças. Mas normalmente você terá pelo menos café da manhã, almoço e jantar incluídos.

Qual é o nível do serviço de alimentos e bebidas desses hotéis/resorts? Essa é a grande questão. Não dá para ter certeza do que é oferecido e das marcas das bebidas alcoólicas ou não usadas pelo estabelecimento.

Nós fazemos sempre comparação entre os preços oferecidos. E normalmente quando um hotel que não oferece o sistema all-inclusive está com preço semelhante ou igual ao concorrente que oferece o sistema, há algo errado.

No Brasil acaba sendo quase sempre vantagem, pois os resorts são autossuficientes e oferecem diversão por vários dias. Além disto, tudo é muito caro, então é melhor investir nas férias já sabendo o valor que pagará, sem ter surpresas na hora de pagar a conta.

No Caribe, por exemplo, o sistema é muito famoso em Cancún e Punta Cana.

Em Cancún você passa quase o dia inteiro fora do hotel, realizando inúmeros passeios ou compras. Logo, o sistema não é indicado, pois você acabará comendo na rua diversas vezes, o que fará ter um gasto dobrado em refeições.

Em Punta Cana você passará o dia inteiro aproveitando o resort. Um ou outro passeio poderá ser realizado, mas em 80% do tempo você estará dentro do complexo. Logo, o sistema é indicado.

Sabemos que é tentador escolher esse sistema e não precisar se preocupar com nada, mas é importante analisar diversos fatores antes da decisão.

Boa viagem!

Você pode se interessar

Deixe um comentário

Todas as informações para você viajar melhor! O time do FDV é formado por viajantes profissionais, especializados no mercado de luxo.

Copyright 2024 © Falando de Viagem