Vai viajar? Veja dicas de como evitar golpes e danos às bagagens

Você tem o hábito de fotografar suas malas antes de despachá-las? A ação não é obrigatória, mas pode ser uma boa tática para evitar transtornos. Recentemente, duas brasileiras foram presas ao desembarcarem em Frankfurt para uma escala de voo após terem as bagagens trocadas por outras repletas de cocaína. Felizmente, o caso teve um desfecho positivo – elas foram liberadas – depois da investigação e confirmação da troca das malas pela polícia alemã. Mas, este é um ótimo exemplo para debates sobre possíveis formas de evitar golpes desse tipo. Apesar de todos os viajantes estarem sujeitos a extravios, há formas de minimizar os riscos. Confira as dicas abaixo:

Todos nós, viajantes, sabemos que a possibilidade de ter as malas extraviadas ou trocadas existe ao viajarmos de avião. E, infelizmente, não existe uma maneira 100% eficaz de evitar o problema. Porém, a foto é uma prova visual de mostrar como sua bagagem estava quando você a despachou ou como ficou após o embarque, caso haja danos durante a viagem.

É importante ressaltar que a partir do momento em que o check-in é realizado, a companhia aérea é responsável pela mala do passageiro e, em caso de extravio, deve indenizá-lo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Vale lembrar também que para reembolso ou indenização não é obrigatória a apresentação de imagens, mas, se o viajante tiver a foto, facilita o processo.

O que é importante fotografar?

1 – Bagagem aberta, com os objetos dentro dela. É essencial que os itens de valor estejam bem visíveis. Dica: Prefira levar os objetos de valor na bagagem de mão.
2 – Mala no check-in, com a etiqueta legível. Dica: Após entregar a mala no balcão de check-in, o funcionário da cia aérea lhe dará uma etiqueta de bagagem. Fotografe-a, mostrando as informações de quem pertence a mala e qual o destino.
3 – Formulário com a declaração do valor da bagagem. Este documento é fornecido pela companhia.

Algo deu errado?

1 – Caso sua bagagem seja extraviada ou tenha prejuízos, a orientação da Anac é comunicar o fato imediatamente à empresa aérea.
2- Preencha um formulário de reclamação por danos;
3 – Antes de sair do aeroporto, consulte as regras da companhia aérea. A política varia de acordo com a empresa.
4 – Fotografe a mala danificada.

O que fazer em caso de extravio e furto de bagagens?

Caso sua bagagem seja extraviada ou tenha prejuízos, a orientação da Anac é comunicar o fato imediatamente à empresa aérea. A comunicação deve ser feita no balcão da empresa aérea, preferencialmente na sala de desembarque ou em local indicado por ela. Se a mala for localizada pela empresa aérea, ela será devolvida para o endereço informado pelo passageiro. O prazo para a permanência da bagagem na condição de “extraviada” é: sete dias para voos nacionais e 21 dias para voos internacionais. Em casos de não localização e entrega da mala no prazo indicado, a empresa deverá indenizar o passageiro.

Já se as bagagens forem extraviadas, a empresa aérea deverá ressarcir o passageiro por gastos emergenciais, desde que esteja fora do seu domicílio. Lembre-se de que a empresa aérea é que define os limites diários de ressarcimento. Dica: Em caso de furto, procure a empresa aérea e comunique o fato, por escrito. Além disso, registre uma ocorrência na polícia.

Gostou das dicas? Anote e se previna para as próximas viagens!

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