Em quais países não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas?

Alcoholic beverages and court hammer-the concept of driving and drinking

Para muitos brasileiros é comum associar drinks alcoólicos à comemorações, confraternizações, no geral, e também ao descanso. É fácil encontrar, por aqui, um parceiro de trabalho que esteja disposto a curtir um happy hour tomando uma cervejinha gelada para acalmar os níveis de estresse do trabalho, uma turma de amigos para se deliciar com uma caipirinha caprichada enquanto aproveita as férias no litoral ou, ainda, um par romântico que aprecie um bom vinho em um jantar a dois. Tudo isso porque, em nosso país, o álcool está culturalmente muito associado a momentos felizes e de descontração.

Por aqui, a compra de bebidas alcoólicas só tem restrição para os cidadãos que não atingiram a maioridade e, para preservar a vida e segurança no trânsito, a Lei Seca também proíbe que motoristas dirijam alcoolizados. Aliás, algumas restrições, como essas, são comumente aplicadas por todo o mundo visando a proteção das sociedades. No entanto, nem todos os territórios são tão flexíveis quanto o Brasil no que diz respeito, até mesmo, ao consumo de álcool em suas próprias casas. Em alguns países, o descumprimento da legislação local pode ocasionar, inclusive, a pena de morte ao indivíduo!

Nós, sabendo que muitos dos nossos leitores adoram experimentar bons drinks durante as viagens, separamos uma lista com 10 países, nos quais, o consumo de bebidas alcoólicas é proibido ou muito regulamentado para você tomar cuidado e não se prejudicar durante as férias. Veja só:

1 – Bangladesh

A restrição nesse país, assim como em alguns outros, tem fundamentos religiosos. A maioria da população é da religião Islâmica e, segundo suas crenças, álcool não deve ser ingerido. Contudo, quem não for adepto ao Islamismo pode comprá-lo em alguns bares e hotéis, que sejam autorizados a vender o produto.

2 – Índia

A Índia é um país cercado de muitas crenças e filosofias de vida distintas. Os islâmicos, cristãos, parsis, jainas e hindus dão forma aos costumes do país e, entre esses costumes, está o de não ingerir bebidas alcoólicas. Alguns dos seus estados, como Guajarat, por exemplo, proíbem o consumo da população, porém, os turistas podem conseguir uma autorização para comprar bebidas alcoólicas em hotéis e aeroportos indianos. Já nos estados de Manipur, Negaland, Mizoram e nas ilhas Lakshasweep, o álcool é estritamente proibido.

3 – Afeganistão

No Afeganistão, uma lei aprovada proíbe totalmente o consumo de álcool em seu território e é bom nem tentar dar uma escapadinha! Se for pego descumprindo a lei, o infrator poderá levar, além de multas em dinheiro, punições físicas bastante dolorosas.

4 – Líbia

Por lá, até a venda de álcool é proibida. No entanto, as pessoas conseguem ter acesso à bebida por meio do comércio ilegal. Mas, é bom saber que apenas portar bebidas alcoólicas, no país, já resultará em penas muito rígidas ao infrator.

5 – Brunei

Em Brunei, a restrição também possui fins religiosos. Por isso, apesar da proibição do consumo em seu território, estrangeiros e não-muçulmanos podem adentrar no país portando, no máximo, 2L de destilados e a cada dois dias, somente.

6 – Irã

No Irã, o descumprimento da legislação de proibição de consumo de bebidas alcoólicas possui consequências trágicas: o cidadão que for pego mais de uma vez ingerindo álcool pode ter a sua sentença de morte decretada. No entanto, turistas e não-muçulmanos podem chegar ao país com bebidas, desde que, elas sejam consumidas somente em ocasiões privadas.

7 – Arábia Saudita

O Alcorão também rege as leis e costumes da Arábia Saudita. Na casa de Meca, a proibição do álcool é total, devido à interpretação do seu livro sagrado pelo governo vigente.

8 – Kuwait

Visando acabar com o problema de acidentes de trânsito causados por motoristas embriagados, o Kuwait decidiu proibir completamente o consumo e venda de bebidas alcoólicas por lá. Muito da decisão, no entanto, também possui cunho religioso, uma vez que a maioria dos kuwaitianos são também muçulmanos.

9 – Iêmen

No Iêmen, ser pego embriagado pelas ruas pode acabar em prisão! Isso mesmo, por lá, também devido à religião predominante, o álcool é proibido. Contudo, turistas e não-muçulmanos podem adentrar ao país com bebidas, desde que não sejam ingeridas em público.

10 – Estados Unidos

Pois é, nos Estados Unidos também há proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas. A “Lei Seca” ou “O Nobre Experimento”, como ficou conhecida, proibia completamente o consumo, fabricação, transporte e venda de bebidas alcoólicas em todo o território norte-americano durante a década de 1920 até meados de 1930. Essa foi uma manobra do governo estadunidense, que visava diminuir os índices de violência e pobreza da população. A lei chegou ao fim há, aproximadamente, 30 anos e, apesar disso, algumas cidades dos estados de Mississippi, Alaska, Texas, Alabama e até mesmo na Flórida, ainda proíbem o consumo e venda de bebidas alcoólicas.

E aí, sabia dessa?! É bom estar sempre ciente das legislações locais do seu destino de férias para não acabar em problemas!

Você pode se interessar

Deixe um comentário

Todas as informações para você viajar melhor! O time do FDV é formado por viajantes profissionais, especializados no mercado de luxo.

Copyright 2024 © Falando de Viagem