Viajar de forma sustentável não é difícil. O primeiro e mais importante passo é a tomada de consciência. A forma como viajamos tem mais impacto do que nunca, tanto no meio ambiente como nas comunidades dos locais que visitamos. A grande questão é que a maioria das pessoas não têm essa consciência e não percebem os danos que estão causando.
O turismo responsável e sustentável tem em consideração o impacto, tanto positivo quanto negativo, que as viagens podem causar no meio ambiente, no entorno, na sociedade e na economia local. Sem dúvidas, viajar de maneira mais sustentável pode dar algum trabalho e é necessário um pouco de pesquisa e uma reflexão antes e durante a viagem.
Foi então que resolvi reunir algumas dicas para viajar de forma mais consciente e, sempre que possível, ajudando os outros no caminho. Essa é uma prática e reflexão que tento fazer a cada viagem, defendendo um estilo de viagem mais sustentável. Acredito que, enquanto viajantes, é nosso dever deixar uma marca positiva por onde passamos. Tento sempre aprender e praticar algo novo. Lembre-se que dividir com os outros também é uma prática do turismo sustentável. Então vamos a algumas dicas que podem ajudar nosso planeta como um todo e comunidades locais:
1- Pesquisa
Pesquise sobre as políticas das empresas antes de fazer a reserva, seja ela um hotel, agência ou empresa de qualquer porte ou tipo. Priorize sempre empresas que tenham o turismo sustentável em consideração, que não causem impacto no meio ambiente, que não abusem dos animais e que proponham um turismo menos massificado e mais autêntico.
2- Transporte
Caso a viagem seja de avião, considere utilizar uma companhia aérea com programas de compensação de dióxido de carbono e que tenham como missão tornar a viagem de avião mais ecológica, evitando o uso de plástico no serviço de bordo e outras práticas. Uma vez no destino de preferência sempre que possível para andar de bicicleta ou a pé mesmo.
3- Hospedagem sustentável
Tenta encontrar hotéis ou acomodações que estejam comprometidos e tenham como filosofia a responsabilidade social e ambiental. Existem muitas empresas sérias, comprometidas que fazem um trabalho lindo, como o caso da rede Six Senses.
4- Evite o plástico
Você pode levar com você artigos que não precise aceitar o uso de plástico. Leve uma garrafa de água reutilizável e/ou copo – essa prática pode começar dentro do avião, ainda no serviço de bordo. Leve também uma mochila ou sacola estilo eco-bag, canudo de vidro, papel ou metal. É muito legal montar um kit de viagem para que você possa sempre rejeitar os sacos de plástico e outros itens que lhe forem oferecidos.
5- Consumo consciente – Apoiar comunidades locais
Vai levar algumas lembrancinhas de viagem para você ou presentear familiares e amigos? Por que não optar pelos artesanatos locais? Com essa prática você apoia a economia do destino. Além disso, pense sempre duas vezes antes de cair nas compras. Cortar os excessos não apenas diminui o lixo do planeta, como também melhora a relação com o seu ambiente
6- Respeito
Respeite a cultura, costumes e normas locais, vestindo-se e comportando-se de forma respeitosa. Isso não uma questão de concordar ou não e sim de educação e de aceitar as diferenças culturais. Tenha sempre em mente que você é o estrangeiro ali.
7- Reduza o desperdício
Tente controlar o lixo que se deixa para trás e procure sempre que possível um descarte consciente. Por exemplo: se levar um plástico para um hotel, lembre-se de levá-lo de volta com você para posteriormente fazer um descarte adequado. Evite também pegar mapas e panfletos que vão acabar virando lixo em pouco tempo.
8- Protetor solar
Lembre-se de utilizar protetores solares que não tenham substâncias que danifiquem os oceanos. A vida marinha agradece e muito.
9- Roupas de banho e cama
Avise o hotel que estiver hospedado que não é preciso trocar as tolhas e os lençóis diariamente. Alguns hotéis já não fazem essa prática, ao menos que o hóspede sinalize o desejo. Muita gente não percebe que isso prejudica e muito o ambiente, seja pelo aumento do uso de água e energia e até mesmo pelo uso de produtos de limpeza. Pare para pensar em um hotel lotado trocando diariamente toda as roupas de cama. Um absurdo, né?
10- Conte a sua experiência aos seus amigos e família
Boas práticas devem ser divididas. Converse com amigos e familiares sobre suas práticas e ideias e proponha uma reflexão. Assim você estará fazendo ainda mais seu papel por um mundo mais sustentável, ajudando comunidades locais e o planeta.
Boa viagem!