5 museus de moda imperdíveis em Paris, segundo Edis Lima, CEO da Bem In Paris

Para os amantes de moda que procuram uma verdadeira imersão nesse universo, Paris pode ser uma boa escolha. A capital Francesa abriga importantes espaços de exposição que celebram a história e a evolução da moda.

Edis Lima, CEO da agência de turismo ‘Bem In Paris’, aponta os cinco mais relevantes: Palais Galliera, Museu Yves Saint Laurent, Galeria Dior, Museu das Artes Decorativas de Paris (MAD) e Fundação Azzedine Alaïa.

O Palais Galliera, palacete de inspiração renascentista, é um dos mais prestigiados museus de moda de Paris. O espaço conta com uma coleção com mais de 200.000 peças, que inclui vestuário, acessórios, fotografias e desenhos que destacam a evolução da moda francesa desde o século XVIII até os dias atuais.

Além disso, o museu chama a atenção pelas suas exposições temporárias, com peças icônicas de alguns dos mais renomados criadores de moda, como Worth, Jeanne Lanvin, Jean Patou, Madame Grès e Christian Dior. Juntam-se a eles figuras contemporâneas como Comme des Garçons, Alexander McQueen e Yohji Yamamoto.

O museu Yves Saint Laurent em Paris é o fruto da iniciativa de Pierre Bergé, companheiro de vida de Yves Saint Laurent, um dos estilistas mais influentes da alta-costura do século XX. O legado de quarenta anos de criação do profissional é exibido por meio de croquis, amostras de tecido, acessórios, desenhos e uma variedade de objetos.

Já a Dior Galerie, distribuída em 13 salas temáticas ao longo de dois andares, oferece uma viagem imersiva pelas criações exclusivas de Christian Dior e de seus sucessores: Yves Saint Laurent, Marc Bohan, Gianfranco Ferré, John Galliano, Raf Simons e Maria Grazia Chiuri. A cenografia é deslumbrante, tornando a visita algo imperdível para fashionistas e pesquisadores de moda.

Situado no mesmo edifício que abriga o icônico Louvre, o Museu das Artes Decorativas de Paris (MAD) tem coleções emblemáticas que oferecem uma rica mostra de referências de designers de variadas origens e perfis, peças inéditas, maquetes, filmes e documentos de arquivo.

E a Fondation Azzedine Alaïa proporciona uma visão única dos modelos emblemáticos do estilista, que era mestre em realçar as curvas femininas e já teve personalidades contemporâneas como Lady Gaga, Rihanna, Naomi Campbell e a ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama usando suas criações.

“Paris fomenta a reflexão sobre expressão e a relação entre moda e sociedade. Além disso, reforça a inovação no vestuário”, comenta Edis Lima, que também é autora do ‘Guia de Museus de Paris’.

Você pode se interessar

Deixe um comentário

Todas as informações para você viajar melhor! O time do FDV é formado por viajantes profissionais, especializados no mercado de luxo.

Copyright 2025 © Falando de Viagem