Em viagens, ter experiências locais é essencial para verdadeiramente entrar em contato com a cultura do destino visitado. Uma das formas mais fáceis e gostosas de ter este contato é a partir da gastronomia. A culinária é um fenômeno cultural que conta, a partir das receitas, a história e hereditariedade daquele local. No Canadá, não é diferente. Ao viajar para o país, há cinco comidas típicas que você não pode deixar de experimentar. Confira:
1- Maple syrup
De longe, o item mais popular da lista. Este xarope é feito a partir do extrato de uma árvore chamada maple, ou seja, além de delicioso, é totalmente vegano e uma ótima alternativa ao mel. O xarope é bem doce e usado no mundo todo para acompanhar panquecas e waffles, mas a origem é canadense. Lá, além de encontrá-lo em qualquer restaurante que sirva lanches, uma garrafinha de maple syrup no formato da folha da árvore, que não por acaso é o símbolo do Canadá, é a principal souvenir a se levar de presente para familiares e amigos ao voltar para casa.
2- Poutine
O poutine é uma bomba calórica, mas o resultado é delicioso. A porção originária de Quebec é composta por batata frita coberta com gravy – uma espécie de molho de carne e queijo. Este é um aperitivo tão popular na cultura canadense que até os McDonald’s do país têm poutine no cardápio. Esta é uma comida clássica para acompanhar uma bela cerveja e jogar conversa fora no bar com os amigos.
3- Butter tart
O doce típico canadense é uma espécie de empadinha feita com massa folheada e recheada com uma mistura de açucarada à base de açúcar. Este é o tipo de receita que é bem familiar, e cada confeiteiro tem sua forma especial de fazer butter tart, adicionando um ingrediente especial para dar um gostinho diferenciado. A tortinha é muito tradicional e afetiva para os canadenses.
4- Café do Tim Hortons
Este tópico não trata exatamente de uma comida, e sim de toda uma experiência. Os canadenses são viciados em café e é claro que precisariam ter uma rede especializada em café para ser o orgulho nacional. Independente da cidade que você conhecer no Canadá, tenha uma certeza: você encontrará uma franquia Tim Hortons em cada esquina. É engraçado perceber como o Starbucks, que tem a exata mesma proposta do Tim Hortons, domina o ramo na maioria dos países, menos no Canadá, exatamente porque a rede local é suprema.
5- Oka cheese
Vários países tem um tipo de queijo próprio. No Canadá, é o Oka cheese, originário da vila de Oka, no Quebec. Produzido com leite de vaca pasteurizado, o queijo é cremoso e com sabor complexo e defumado. Este talvez seja o item mais específico desta lista, porque apesar de ser original do país, ainda tem uma produção local. Para o turista que quiser experimentar o Oka cheese, a maneira mais fácil é comprá-lo diretamente em um supermercado.
Ao visitar o Canadá, não deixe experimentar ao menos um destes itens tradicionais da culinária local – mas garantimos que você irá querer provar vários. Saborear a cultura do destino em que você está visitando é indispensável para quem gosta de ter uma experiência imersiva naquele local. Prove os sabores do Canadá e se apaixone ainda mais por este país interessantíssimo e rico culturalmente.
Bom apetite!