10 tradicionais massas italianas para experimentar

Desde os tempos mais antigos, apesar de muita gente acreditar que surgiram apenas na Itália, muitos povos cozinham e saboreiam as tradicionais receitas de massas pelo mundo todo. Elas são, genericamente falando, uma preparação de farinha de cereais e água, então, é difícil acreditar que, somente um lugar no mundo teria pensado em cozinhar essa mistura. Por esse motivo, também é difícil definir seu local de origem. Alguns defendem que os chineses foram os responsáveis pelas primeiras receitas, já outros dizem que foram os árabes os inventores desse alimento tão popular. Discussões à parte, o que todos concordam é que as massas são, atualmente (e continuarão por muito tempo), sendo os pratos mais populares e saborosos do planeta!

Contudo, apesar de não se saber ao certo seu lugar de origem, é a Itália o país responsável pelas receitas mais famosas e também por grande parte da popularização das massas como um costume cultural, inclusive, para os brasileiros. Quem de nós não conhece ou é parte de uma família que, tradicionalmente, come uma bela macarronada aos domingos?! Essa é uma herança dos nossos antepassados, os imigrantes italianos, que começaram a chegar em peso na América do Sul, no final dos anos de 1800.

Mas, toda massa é igual?

Engana-se quem acredita que toda massa é igual. Apesar dos ingredientes, no geral, serem muito similares, cada qual tem um sabor e uma combinação que a torna muito especial, inclusive por esse motivo, hoje, as massas são figurinhas carimbadas nos restaurantes de praticamente todos os cantos do mundo e não é difícil entender o porquê. Além da facilidade e simplicidade de ingredientes, os diversos recheios, molhos e formas de preparo fazem com que exista um tipo de massa perfeito para agradar todos os gostos.

Então, pensando nisso, o Falando de Viagem vem, hoje, mostrar para você algumas das receitas mais tradicionais para você conhecer e não se complicar na hora de escolher uma massa, tanto na Itália como em qualquer restaurante do mundo ou, até mesmo, dentro da sua própria cozinha. Vamos conhecer mais sobre essa preciosidade?! Confira:

10 – Papardele ao Ragu

Papardele é a versão em português de “Pappardelle”, que por sua vez é derivada da palavra “pappare” que, em italiano significa “devorar” ou “papar tudo”. A partir disso, já podemos entender o motivo especial por ela estar em nossa lista. Essa é uma massa cortada em tiras largas e servida com algum molho, geralmente, à base de carne. Uma verdadeira delícia!

9 – Penne ao Molho Arrabbiata

Este é um prato típico feito de macarrão penne com molho, que é chamado originalmente de “all’arrabbiata” pela intensidade da sua picância. “Arrabiata” em português seria algo como “furioso”, “zangado”, então, se você não for amante dos pratos mais apimentados, é bom escolher uma outra opção. Para os que não dispensam uma boa pimenta agregando aos sabores no paladar, é uma ótima pedida!

8 – Bucatini ao Molho Amatriciana

A bucatini é uma massa tradicional da Itália central, famosa pelo seu formato alongado com um furinho central, que faz com que o sabor do molho tenha mais realce na composição do prato. O molho mais tradicional utilizado com ela é o amatriciana que, nada mais é, do que uma preparação de tomate picado, um pouco de pimenta e bacon. Ah, ele também faz parte da Santíssima Trindade da Cozinha Romana, os três pratos mais famosos de Roma, outro grande motivo para não deixar de experimentar.

7 – Canelone

Seu nome é devido ao seu formato cilíndrico, parecido ao de um canudo. É uma massa que, geralmente, é consumida em receitas salgadas com queijos e carnes. É muito saboroso e, embora acreditemos que você já o conheça, vale a pena provar!

6 – Espaguete Cacio e Pepe

Assim como o amatriciana, o cacio e pepe também é um prato pertencente à Santíssima Trindade da Cozinha Romana. Trata-se de uma receita de espaguete que, talvez seja o mais tradicional e popular entre os tipos de massas, servido com molho à base de queijo e pimenta. Uma receita minimalista, porém, muito saborosa!

5 – Trofie ao Pesto

O trofie é uma massa torcida de formato curto, originária do norte da Itália, mais especificamente da Ligúria, que combina perfeitamente com o tradicional molho pesto preparado a partir da trituração de manjericão, alho, pinoli e parmesão. Mas, apesar de fazer um match perfeito com esse molho, é uma massa que também funciona muito bem com frutos do mar ou outros molhos.

4 – Tagliolini com Trufa Negra

O tagliolini é uma massa muito parecida com o espaguete, porém, mais fina. Uma de suas receitas mais tradicionais e também especiais é na combinação do mesmo com a famosa “tartufo nero” ou, em português, trufa negra. É um prato realmente muito delicado e, ao mesmo tempo, muito saboroso, que não poderia ficar fora da nossa lista.

3 – Nhoque ao Molho de Tomate

Chegamos ao pódio da nossa lista e, a partir daqui, acreditamos que você já conhece os donos dos nossos primeiros lugares. Contudo, é impossível falar sobre massas e não citá-los. No terceiro lugar, temos o tradicional “gnocchi” ou como conhecemos em português, o nhoque. Trata-se de uma massa que, atualmente, leva batatas na sua composição, mas, antigamente, o seu preparo era comumente feito com migalhas de pão. Na receita mais tradicional, ela é acompanhada de um bom molho de tomates com parmesão ralado e manjericão. Dá até água na boca, né?!

2 – Lasanha à Bolonhesa

A tradicional lasanha, muito presente nos cardápios pelo mundo afora e, inclusive, muito comum na maioria dos restaurantes brasileiros, está levando o nosso segundo lugar. Seu nome vem do latim “laganum” que significa “macio” e nós sabemos exatamente o porquê: é uma massa fina cortada em formatos quadrados que, quando cozida, torna-se muito saborosa e molinha. A receita mais tradicional, que também é uma das mais populares por aqui, é a sua versão à bolonhesa. É simplesmente impossível resistir!

1 – Espaguete à Carbonara

Para encerrar com chave de ouro a nossa listagem, trouxemos o clássico spaghetti alla carbonara para levar, merecidamente, o primeiro lugar. A receita é uma criação recente, que surgiu depois da Segunda Guerra Mundial, mas logo se consagrou como a Rainha da Santíssima Trindade da Cozinha Romana. A massa, aqui, está numa versão muito cremosa e suculenta devido à mistura de gemas de ovos nela, quando ainda está quente, guanciale (um embutido de carne suína), que também pode ser bacon ou pancetta e finalizado com pecorino e pimenta do reino. Simplesmente divina!

Bom apetite!

Você pode se interessar

Deixe um comentário

Todas as informações para você viajar melhor! O time do FDV é formado por viajantes profissionais, especializados no mercado de luxo.

Copyright 2024 © Falando de Viagem