10 piscinas naturais para você conhecer no Brasil

Geograficamente, piscinas naturais são definidas como águas, que podem ser salgadas ou doces, modeladas por formações rochosas, que são limpas a partir de sistemas de filtros naturais, compostos pela própria fauna e flora local. Elas são tão atrativas porque oferecem uma experiência de calmaria de uma piscina, porém de forma totalmente natural, com uma integração com o meio ambiente que todos buscam e de quebra, um visual deslumbrante. Para nossa sorte, o Brasil é um país geograficamente muito rico e tem várias piscinas naturais.

1) Galés de Maragogi – Alagoas

Uma das piscinas naturais mais famosas do país, que dá o título de Caribe brasileiro para Maragogi. O estado todo de Alagoas e especificamente o município de Maragogi ostentam uma lista de praias incríveis, mas as piscinas naturais de Galés de Maragogi se destacam. A área de reserva ambiental está distante cerca de seis quilômetros da costa, e lá o visitante consegue ter uma experiência privilegiada de contato com a vida marinha.

2) Gruta Azul – Bonito, Mato Grosso

A Gruta Azul é o cartão-postal de Bonito. Trata-se de um passeio contemplativo em uma caverna que possui em seu interior um lago com água azul turquesa e com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. É comum que as piscinas naturais dentro de cavernas e outras formações rochosas tenham a entrada para banho proibida (para sua própria segurança), mas a Gruta Azul tem um visual tão único e impressionante que vale a pena a visita para apreciação.

3) Lagoa do Paraíso – Jericoacoara, Ceará

As famosas redes que fizeram a fama de Jericoacoara ficam na Lagoa do Paraíso, a parada mais procurada do destino. Na verdade, a lagoa está localizada no município de Jijoca, a cerca de trinta minutos da vila de Jeri. A água é considerada a mais cristalina de todas as lagoas da região, e a área possui várias redes dentro d’água e conta com uma boa infraestrutura de restaurantes e bares.

4) Porto de Galinhas – Ipojuca, Pernambuco

As piscinas naturais são comuns em todo o litoral nordestino, mas em Porto de Galinhas estão as que ficam mais próximas da costa, a apenas cinco minutos da praia em um percurso de jangada. Elas são formadas pelos recifes de corais durante a maré baixa e possibilitam a sensação de estar em um verdadeiro aquário cheio de peixes coloridos. Algumas ficam tão próximas que é possível explorá-las a pé na maré baixa.

5) Lençóis Maranhenses – Barreirinhas, Maranhão

Talvez a protagonista da lista. Pensar em piscinas naturais é automaticamente suspirar com os Lençóis Maranhenses. O que muitos turistas se surpreendem ao saber é que as piscinas não são permanentes: elas se formam somente na época após as chuvas. Por isso, viajar na época certa é essencial no destino. Na época ideal, você vai se apaixonar pela Lagoa Azul, Esmeralda, da Preguiça e dos Peixes.

6) Monte Roraima – Tríplice fronteira

As piscinas naturais de Monte Roraima são especiais por muitos motivos, e um deles é a localização. Elas estão localizadas na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, na cordilheira chamada de Planalto das Guianas. É a oportunidade de estar em três lugares de uma só vez! Além do mapa, o visual das piscinas também é diferente de tudo que você já viu. As águas cristalinas em meio às formações rochosas formam uma paisagem que parece até de outro planeta.

7) Lagoa Verde – Ilha Grande, Rio de Janeiro

Localizado na bela região da Costa Verde, o município de Ilha Grande é o refúgio perfeito para os amantes de natureza. Entre várias opções de incríveis praias e cachoeiras, tem a calmaria da Lagoa Verde, uma ampla piscina natural com água rasa e com tom turquesa. A cor e consequentemente o nome da piscina se dá pelos corais verdes que compõe a flora marinha. Não esqueça o snorkel!

8) Gruta da Pratinha – Chapada Diamantina, Bahia

A maior chapada brasileira, com mais de 1.500 quilômetros quadrados recheados de cachoeiras, trilhas, grutas… é uma lista infinita de paisagens impressionantes. Entre elas, a Gruta da Pratinha, a uma hora do município de Lençóis, se destaca. A descrição se assemelha à piscina natural que citamos de Bonito, mas nessa você pode mergulhar! O passeio fica ainda mais divertido com o acesso feito via tirolesa.

9) Enseada dos Abreus – Fernando de Noronha

Você com certeza já viu uma foto da piscina natural da Enseada dos Abreus no seu feed do Instagram. Pode-se brincar que esta é uma jacuzzi natural, porque trata-se de uma pequena formação rochosa circular que separa a piscina do mar aberto. Outro ponto interessante é que a praia não tem areia. Fernando de Noronha é um prato cheio de belezas, mas este ponto turístico definitivamente oferece uma experiência diferente.

10) Taipu de Fora – Bahia

Quando a maré de Taipu de Fora abaixa duas vezes ao ano, a cidade baiana vira um reduto de piscinas naturais deslumbrantes. Com o nível de água mais baixo, o contato com a vida marinha também é facilitado. As águas bonitas e tranquilas se enchem de vida. É preciso ficar atento à época da viagem, mas com a data alinhada, você pode ter certeza que terá uma experiência fenomenal.

Boa viagem!

Você pode se interessar

Deixe um comentário

Todas as informações para você viajar melhor! O time do FDV é formado por viajantes profissionais, especializados no mercado de luxo.

Copyright 2024 © Falando de Viagem