A capital da moda do mundo tem muito mais a oferecer do que assuntos relacionados a esse tópico. Qualquer pessoa que visita Milão se apaixona, principalmente pelo estilo de vida que lá pode ser encontrado. Uma cidade que mantém os padrões da Europa, carrega história e arte como um bom local italiano e ainda vibra com as qualidades de uma cidade grande ao mesmo tempo que proporciona tranquilidade quando necessário. Para você saber onde ir e como viver tudo isso preparamos um roteiro que vai garantir sua estadia, e o melhor é que pode ser feito (quase) todo a pé!
1) Visitar a praça onde está localizado o Duomo de Milano
É um passeio que pode ser feito qualquer dia da semana a qualquer horário. A praça está sempre cheia e é nela que acontecem as principais atrações da cidade. Quem quiser visitar a catedral gótica por dentro ou subir até o topo também pode, mas precisa comprar o ingresso na bilheteria. Fácil acesso até o local com a estação Duomo no metrô.
2) Galeria Vittorio Emanuele II
À esquerda do Duomo está a Galeria Vittorio Emanuele II. Passear pela galeria é se encantar com tanto glamour e sofisticação ao mesmo tempo. Ali você poderá encontrar todas as lojas das mais altas grifes, mas se o seu interesse não for em fazer compras você pode apenas passear e observar as pinturas que rodeiam toda construção ou então tentar a sorte rodando com o calcanhar direito em um dos mosaicos que ficam abaixo da cúpula central, que dizem que dá sorte!
3) La Rinascente
Na lateral da entrada da galeria você encontra a la Rinascente, uma loja de departamento de 7 andares que vale a pena a visita e você pode comprar desde roupas até itens para casa e carro. No último andar está o Food Market para quem quiser levar umas especiarias da culinária italiana para casa. Bem encostado na loja está localizado o Il Mercato, que é ideal para opções de comida rápida e gourmet.
4) Teatro alla Scala
Andando pela galeria em direção oposta à entrada você chegará ao Teatro alla Scala, que é a maior casa de ópera do mundo! O ideal é que você compre seu ingresso on-line para assistir algum concerto ou peça, mas se durante sua estadia não estiver nada em cartaz você pode adquirir um ingresso para o museu do teatro e dar uma espiadinha pelo lado de dentro.
5) Brera
Caminhando pelos arredores do teatro você vai se encontrar no Brera. Um bairro boêmio rico em arte e cultura. A partir das 18:00 os bares e mesinhas na rua começam a tomar conta e dar vida para cidade. O clima no geral é muito agradável e caso você ande por ali durante o dia não dá para perder a Pinacoteca de Brera e apreciar os grandes nomes da arte italiana.
6) Quadrilátero da Moda
Continuando a caminhada você também consegue chegar até o Quadrilátero da Moda com fácil acesso. Para os amantes da moda não existe lugar melhor para compras. São quatro ruas que formam literalmente um quadrado e encantam qualquer consumidor e também os curiosos que querem aproveitar o passeio. Na Corso Buenos Aires dá para encontrar boas lojas de fast fashion com preços mais acessíveis.
7) Castello Sforzzesco
Descendo na estação Cadorna, Lanza ou Cairoli do metrô você sai direto no Castello Sforzzesco. Uma outra obra de arte em forma de construção. A entrada no castelo é franca e você pode caminhar, tirar fotos, descansar no jardim e ainda andar por alguns corredores. Caso queira entrar no castelo, desbravar a história mais a fundo ou visitar o museu é necessário comprar o ingresso.
8) Parque Sempione
Continue andando em direção aos fundos do castelo e você sairá dentro do Parque Sempione. O parque é ideal para quem quer descansar, fazer um piquenique, tomar sol, observar a natureza e escutar um pouco de música com os artistas de rua que ficam por ali. Se você quer praticar alguma atividade o local também é indicado para andar de bicicleta ou fazer uma corrida/caminhada ao final do dia. De dentro do parque você consegue observar o Arco da Paz e é possível chegar bem próximo para conseguir boas imagens. O parque fecha às 21:00 e durante o verão esse horário ainda está claro em Milão.
9) Santa Ceia
A Santa Ceia de Leonardo da Vinci é motivo da visita de muitas pessoas à Milão. De fato, se trata de uma obra de arte que além de famosa é muito inspiradora. Porém a visitação não é fácil, pois é necessário comprar o ingresso com certa antecedência, algumas vezes até meses. O motivo é que as visitas são liberadas apenas para grupos de 25 pessoas por vez. Então já sabe, se você quer presenciar a obra agende pelo site. Você pode chegar até o local parando na estação Conciliazone do metrô.
10) Navigli
O que não pode ficar de fora é um final de tarde ou noite em Navigli. O bairro leva esse nome pelo famoso canal que cruza as ruas chamado Naviglio Grande. É uma delícia descobrir os mercadinhos, barracas de artesanato, cervejarias artesanais, sorveterias e bares que rodeiam o canal. Você pode cruzar de um lado para outro através das pontes ou até mesmo aproveitar um passeio de barco pelas águas. Você também encontra restaurantes flutuantes, mas chegue cedo, pois as filas podem ficar grandes, afinal é ali que se encontra a vida noturna. Acesso pela estação Porta Genova do metrô.
Boa viagem!