A arrumação das malas antes de uma viagem é um processo bastante pessoal, afinal, você sabe sobre as suas roupas, seus pertences e suas necessidades melhor do que ninguém. Entretanto, existem algumas dicas que podem ser dadas como absolutas na hora de otimizar essa etapa das férias. Para te ajudar, o Falando de Viagem listou 10 coisas que você faz errado ao arrumar a sua mala de viagem. Depois que você as corrige, o aprendizado é vitalício!
1- Levar roupa demais
De todos, talvez o erro mais clássico e mais cometido. A conta de quantas mudas de roupas levar em uma viagem é variável e não tem exatamente um certo ou errado. Algumas pessoas se comprometem a lavar roupas durante a viagem, outras preferem o conforto de ter opções, mas fato é que o excesso é sempre errado. Recomendamos que você leve peças-chave que combinem entre si, monte os looks antes de colocá-los na mala e já conheça as peças antes de as escolher – imagine descobrir que uma calça te pinica no meio do city tour?
2- Exagerar nos calçados
Sapatos são grandes e pesados, então é preciso ser inteligente na escolha dos pares para não pesar a mala desnecessariamente. Entenda as demandas da sua viagem. Em geral, um par para cada função basta – um confortável para bater perna e outro mais arrumado para situações sociais, por exemplo. Você precisa se livrar do pensamento de levar coisas pouco úteis por precaução. Confie no seu roteiro e leve apenas o que cabe nele.
3- Dispensar o casaco em viagens de calor
Evidente que não estamos falando de um casaco pesado de inverno e sim um moletom, jaqueta jeans, corta-vento ou cardigan. É sempre importante viajar preparado para uma possível frente fria, um simples dia chuvoso ou até mesmo o forte ar condicionado dos shoppings e restaurantes. Fora a própria viagem de avião, que é sempre gelada. Acredite no famoso ditado de mãe e sempre leve um casaquinho!
4- Não levar roupa de banho em viagens de inverno
O casaco está para viagens de calor assim como as roupas de banho estão para viagens de inverno: sempre pode existir uma possibilidade, então é melhor levar. Ainda mais estes itens que são superdobráveis e ocupam espaço mínimo. Sempre leve um biquíni, maiô, sunga ou bermuda. Você pode querer usar a piscina interna do hotel ou o Spa, por exemplo.
5- Viajar com a mala no limite
Mesmo que a viagem não tenha o propósito de compras, nós sempre adquirimos uma coisa ou outra no destino. Faz parte da experiência trazer algo afetivo do local de volta para casa. Não subestime destinos que sequer têm lojas disponíveis. Usemos o Deserto do Atacama como exemplo. Lá, você pode querer comprar vinhos locais ou se apaixonar pelos bordados coloridos das pequenas feirinhas. A verdade absoluta é: jamais embarque no limite de peso.
6- Não antecipar acidentes
Mesmo quem viajou de avião apenas uma vez sabe que as malas são manuseadas com zero cuidado. Por isso, é importante proteger tudo que possa abrir, vazar, quebrar, amassar e causar danos de qualquer maneira. O foco destes itens é a nécessaire. A dica é selar produtos como shampoo, condicionador e creme hidratante com papel filme. A regra também vale para garrafas de vinho – enrole nas roupas ou vista a garrafa com uma meia.
7- Colocar itens de valor
Você colocou todo seu esforço para comprar itens de valor, como joias e bolsas de marca, para simplesmente nunca mais vê-los caso a mala seja extraviada ou perdida. A mala de mão serve para você colocar aquilo que precisa estar de fácil acesso, mas também o que deve estar 100% assegurado, sob a sua supervisão em todos os momentos.
8- Não limpar a mala antes
O tipo de erro que até os viajantes mais experientes ainda cometem. Você já parou para pensar que lava, amacia e passa as suas roupas com o maior carinho para colocá-las em uma mala que nunca foi limpa e estava guardada correndo risco de pegar mofo? Pois é. É importante deixar as malas abertas no sol e limpá-las antes de colocar seus pertences.
9- Levar produtos de beleza na embalagem grande
A pequena nécessaire parece inofensiva, mas pode se tornar um dos maiores pesos da mala. Por mais longa que a viagem seja, você provavelmente não vai usar um tubo inteiro de shampoo e condicionador, por exemplo. A melhor ideia é comprar as versões miniaturas dos produtos ou recipientes menores para colocar os produtos. A qualidade dos produtos de higiene oferecidas nos hotéis difere e nem sempre agrada, mas vale lembrar que também é uma opção. Levar sabonete, por exemplo, é totalmente dispensável caso você não tenha uma demanda específica de pele.
10- Botar eletrônicos
Junte os argumentos dos tópicos 6 e 7 e você tem o motivo para não colocar itens tecnológicos na mala despachada. Eletrônicos costumam ser extremamente sensíveis e caros. Por isso, eles precisam viajar junto a você, na mala de mão. Sim, é chato ter que separá-los toda vez ao passar no raio-X, mas é o melhor a se fazer.
Boa viagem!