Não é novidade que a cidade do ecoturismo oferece aos visitantes uma grande variedade de passeios. Quando planejamos uma viagem para Bonito logo vem à cabeça os rios de águas cristalinas, flutuações com centenas de peixes e observação da vasta fauna e flora. Mas há muitos outros atrativos que normalmente não visitamos. Por isso, pensando em sair do convencional, listamos sete dicas de passeios imperdíveis para você aproveitar a cidade de uma forma diferente, incluindo voo de balão sobre as belas paisagens da região da Serra da Bodoquena. Confira:
1 – Gruta do Mimoso
Ir para Bonito e não conhecer pelo menos alguma de suas grutas é algo inaceitável. A Gruta do Lago Azul é, sem dúvidas, o maior cartão postal da cidade, belíssima e tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Mas o que poucos conhecem é a Gruta do Mimoso que é belíssima e chama a atenção por seus aspectos naturais únicos e pelas diferentes opções de atividades que oferece.
A gruta na verdade é uma caverna parcialmente submersa, considerado por muitos como uma das cavernas mais lindas do mundo, devido à presença de formações rochosas únicas em seu interior. Na gruta existem três grandes salões e um lago para mergulho de mais de 70 metros.
A idade mínima para conhecer a gruta, através do passeio contemplação, é de 6 anos e grávidas acima de 24 semanas não podem realizar o passeio. Além disso, os visitantes devem comunicar previamente problemas de saúde como pressão alta e baixa, problemas respiratórios e cardíacos.
2 – Projeto Jibóia
Um dos passeios urbanos mais conhecidos em Bonito é o Projeto Jibóia. A ideia do programa é trazer uma experiência diferente aos turistas a partir da educação ambiental sobre a jiboia. No projeto, é apresentado diversas curiosidades e dicas sobre a espécie e a vida das serpentes. Para aqueles que querem enfrentar os seus medos e colocarem a cobra no pescoço, a apresentação acontece todos os dias das 19h às 21h e o ingresso custa R$ 40 por pessoa. No final da noite você pode tirar várias fotos com as cobras e registrar a viagem de uma forma única. Um passeio exótico, não? O espaço fica na rua Nestor Fernandes, número 610, na Vila Donaria. Para mais informações, confira o site do projeto.
3 – Voo de balão
Iniciada em 2021 em Bonito, a atividade se tornou uma das preferidas de quem visita a cidade. Com decolagens a partir de uma praça próximo ao centro da cidade, os passeios saem sempre no nascer ou no pôr do sol com, no máximo, seis pessoas por vez. Os voos seguem na direção do vento, ou seja, o balão não voa em uma direção determinada. É importante lembrar que esta não é uma opção de passeio barata, mas certamente vale a pena. O voo não é permitido para crianças abaixo de 5 anos e gestantes e dura entre 35 minutos a até 2 horas.
4 – Balneário Municipal
De propriedade da prefeitura de Bonito, o balneário municipal é uma área de lazer onde se pode mergulhar livremente nas águas transparentes do Rio Formoso, repleto de cardumes de peixes. Nas árvores do parque é comum ver e interagir com macacos prego. No local há áreas separadas para acampar e fazer churrasco. Esta é uma boa opção para quem quer aproveitar um dia inteiro para descansar, mas ainda assim se divertir.
5 – Alimentar os animais no Balneário do Sol
Outra opção para curtir o dia inteiro com a família é o Balneário do Sol, localizado às margens do Rio Formoso. Com uma maravilhosa infraestrutura, a estância conta com restaurantes, redários, quadras, tirolesas, quiosques e um tabuleiro de xadrez gigante. Isso tudo em um cenário paradisíaco. O local é perfeito para crianças pois se trata de praticamente um zoológico de portas abertas para os animais irem e virem. Além disso, os pequenos podem alimentar os bichinhos que vivem por lá: pôneis, araras, macacos, entre outros. Os animais aquáticos também marcam presença pelas águas cristalinas das cachoeiras e rios, deixando os visitantes cada vez mais em contato com a natureza.
6 – Casa da Memória Raída
Anota essa dica! A Casa da Memória Raída reúne livros, documentos e muitas histórias sobre a fundação da cidade e seu povo. Além disso, os visitantes podem ouvir contos e causos curiosos sobre Bonito e também é possível adquirir peças artesanais, livros, cds e artigos sobre a história da região. Dica extra: vale conhecer a cantina da casa, que oferece doces, salgados, produtos naturais e sabores típicos de Bonito! É um passeio diferente em Bonito, que não vai exigir muitos gastos. O Memória Raída fica aberto das 17h às 21h. Já para participar da contação de histórias, é necessário agendamento prévio.
7 – Roteiros de bike
Em alta desde o início da pandemia, por possibilitar o distanciamento social, a modalidade se tornou uma das mais procuradas pelos visitantes de Bonito. Se você curte bike, então a sugestão é se jogar nos passeios que duram entre 2 e 5 horas com opção de 4 roteiros diferentes:
- Rota Aventura Sinhozinho: é o mais longo percurso de bike em Bonito, com 22 km entre a cidade e a Capela do Sinhozinho.
- Rota São Mateus: 9 km de trilha até o acesso à Gruta São Mateus, com direito a visitação.
- Rota Ybira Pê: São 18 km de trilha com banho de rio.
- Rota Aventura Boiadeira: São 9 km de trilha pela antiga Rota Boiadeira que levava ao Pantanal.
Boa diversão!