O que fazer em New Orleans: 11 passeios imperdíveis na cidade mais vibrante do sul dos EUA

Colaboração de: Manoela Caldas

New Orleans, ou Nova Orleans, é uma cidade única nos Estados Unidos, repleta de cultura, história e uma atmosfera vibrante encantadora. Localizada no estado da Louisiana, a cidade é mundialmente conhecida por ser o berço do Jazz, a culinária creole e o Carnaval de rua local, chamado Mardi Gras.

O novo momento do turismo tem tudo a ver com New Orleans. Viajantes experientes que já conhecem Nova York, Califórnia e Flórida vão encontrar em Nova Orleans um destino completo, instigante, e diferente de tudo que existe nos EUA.

Quanto tempo ficar na cidade?

Para aproveitar o melhor que New Orleans tem a oferecer, o ideal é passar de 4 a 5 dias na cidade. Esse tempo é suficiente para explorar as principais atrações, como o French Quarter, fazer passeios culturais e históricos e ainda experimentar a gastronomia local em diferentes restaurantes. Nós ficamos 4 dias e gostaríamos de ter ficado mais 2 noites. Mas é possível passear bastante com um roteiro de 3 dias.

Quando ir para New Orleans?

New Orleans é um destino que pode ser visitado o ano inteiro, mas o período mais popular é durante a primavera (de março a maio), quando o clima é agradável e acontecem eventos como o famoso Mardi Gras e o New Orleans Jazz & Heritage Festival. Se preferir evitar multidões, uma boa ideia é viajar no outono (setembro a novembro), quando o clima continua agradável e a cidade está um pouco mais tranquila.

A temporada de furacões em Nova Orleans dura de 1º de junho a 30 de novembro. Como a cidade fica abaixo do nível do mar e é cercada por água, os moradores prestam bastante atenção aos boletins meteorológicos durante esses meses, e os turistas devem fazer o mesmo.

Como chegar em New Orleans?

Se perguntando onde fica Nova Orleans? Vamos te situar: a cidade fica no estado de Louisiana, no sul dos EUA, às margens do rio Mississippi, próxima ao Golfo do México.

A principal porta de entrada para a cidade é o Aeroporto Internacional Louis Armstrong de New Orleans (MSY). Não existem voos diretos vindo do Brasil, mas as opções de voos diretos de várias cidades dos EUA, como Nova York, Los Angeles e Chicago, são infinitas. Além disso, para quem já está em outros estados do sul, é possível chegar de carro ou trem, aproveitando o charme das estradas e das paisagens da região.

Ou seja, não será possível sair do Brasil direto pra Nova Orleans sem fazer pelo menos uma conexão. Mas se você quiser combinar múltiplos destinos nos EUA em uma mesma viagem (o que é uma ótima ideia!), voos diretos internos serão fáceis de conseguir.

Onde ficar em New Orleans?

New Orleans é conhecida por sua vida noturna incansável, mas é claro que esse não precisa ser o perfil de todos os viajantes. Esse ponto é fundamental para entender o melhor local para se hospedar: basicamente, se você vai ficar dentro ou fora do French Quarter.

Nós nos hospedamos no The Royal Sonesta Hotel e a experiência foi fantástica. O hotel existe desde 1969 no coração de Nova Orleans. Os quartos são espaçosos, extremamente confortáveis, e indiscutivelmente silenciosos, apesar da localização no burburinho do French Quarter. Se você prefere ficar estrategicamente removido da rua cheia de bares, mas ainda assim perto de tudo, pesquise hotéis de rede na orla do Mississippi.

Além da localização, o estilo da hospedagem é outro fator para lá de válido a se considerar em uma cidade tão arquitetonicamente interessante. Se você é um apaixonado por arquitetura, recomendamos fortemente dar preferência aos diversos hotéis boutique para uma experiência intimista e refinada em New Orleans.

O que fazer em New Orleans?

Cada canto da cidade conta uma história, e há sempre algo novo para descobrir. Pronto para uma viagem repleta de cultura, sabores, música e história? Vamos a lista de o que fazer em Nova Orleans!

1 – French Quarter

O French Quarter é o coração histórico de New Orleans e o bairro mais antigo da cidade. Suas ruas são conhecidas pela arquitetura francesa colonial, casas com varandas de ferro e uma atmosfera boêmia. É o lugar perfeito para caminhar sem rumo, admirar a Jackson Square e a St. Louis Cathedral, além de explorar lojas de souvenirs e galerias de arte. O bairro também abriga uma vibrante cena de restaurantes e bares, e lá é festa todos os dias! Nova Orleans é um dos pouquíssimos lugares dos EUA que é permitido beber na rua, então é claro que todos aproveitam para bater perna com um drink na mão, não importa o horário.

2 – Jackson Square

Jackson Square é uma praça histórica localizada no French Quarter e um dos pontos mais icônicos de New Orleans. Lá você encontra a St. Louis Cathedral, a catedral mais antiga em operação nos Estados Unidos, e diversas obras de arte a céu aberto, feitas por artistas locais. A praça é um ótimo local para observar o movimento, tirar fotos e quem sabe até tirar um tarot ou ter a sua mão lida.

3 – Café du Monde

O Café du Monde é uma das paradas obrigatórias em New Orleans. Fundado em 1862, o café é famoso por seus beignets, doces fritos cobertos com açúcar de confeiteiro, que são servidos quentinhos e perfeitos para acompanhar um tradicional café au lait.

4 – French Market

O French Market é um mercado ao ar livre que remonta ao século XVIII. Com suas barracas de artesanato, roupas, souvenirs e produtos locais, o mercado oferece uma experiência única de compras. Além de adquirir lembranças, você também pode provar pratos típicos da culinária cajun e creole nos quiosques de comida espalhados pelo local.

5 – Mardi Gras World

No Mardi Gras World, você vê de perto como os desfiles mais famosos de New Orleans são preparados. Em uma visita guiada, você explora os bastidores do Mardi Gras, admirando carros alegóricos e trajes exuberantes usados durante os desfiles. É uma experiência fascinante para quem quer entender mais sobre essa tradição. Nós adoramos entender mais sobre as semelhanças e diferenças com o nosso Carnaval.

6 – Sazerac House

A Sazerac House é o lugar perfeito para aprender sobre a história dos coquetéis de New Orleans. Localizada no centro da cidade, a atração oferece uma visita interativa, onde você pode descobrir como o famoso Sazerac foi criado e entender a importância dessa bebida na cultura local. Além disso, você degusta coquetéis preparados com ingredientes típicos da região ao longo do tour.

7 – Steamboat Natchez

O Steamboat NATCHEZ é um dos últimos barcos a vapor autênticos que ainda navegam pelo rio Mississippi. O passeio oferece uma vista única de Nova Orleans a partir do rio, com jantar e jazz ao vivo. A experiência tem uma atmosfera romântica, e é uma boa ideia para quem deseja conhecer a cidade de uma perspectiva diferente.

8 – New Orleans Jazz Museum

New Orleans é conhecida como o berço do jazz, e o New Orleans Jazz Museum é um tributo ao legado musical da cidade. Localizado no antigo prédio da Casa da Moeda dos EUA, o museu explora a história do jazz e sua importância para a cultura de New Orleans. A atração é ideal para os amantes da música, com exposições interativas e eventos ao vivo.

9 – The Jazz Playhouse

Reserve pelo menos uma noite para curtir jazz e burlesque no The Jazz Playhouse. Localizado dentro do Royal Sonesta Hotel, o local oferece shows de jazz ao vivo com performances de burlesque em um ambiente sofisticado e íntimo. É o lugar perfeito para terminar um dia de passeios

10 – Frenchmen Street

Apesar da Bourbon Street, no French Quarter, ser o grande burburinho da cidade, nós fortemente recomendamos que você se movimente para uma experiência mais autêntica da cena musical de New Orleans. Para isso, a Frenchmen Street é o lugar certo. Diferente da movimentada Bourbon Street, a Frenchmen é onde os locais vão para ouvir boa música ao vivo. Lá você também encontra muitos restaurantes interessantes, então recomendados uma dobradinha de jantar e jazz.

11 – Gumbo Food Tour

O Gumbo Food Tour é melhor “dois por um” turístico de Nova Orleans: você explora os sabores da culinária local enquanto aproveita um walking tour pelo centro da cidade. Esse tour guiado te leva a diversos restaurantes e bares históricos, onde você prova pratos típicos como gumbo e jambalaya, além de coquetéis clássicos como o Sazerac. O tour não só satisfaz o paladar, mas também conta a história da culinária e das tradições culturais da cidade.

Boa viagem!

Você pode se interessar

Deixe um comentário

Todas as informações para você viajar melhor! O time do FDV é formado por viajantes profissionais, especializados no mercado de luxo.

Copyright 2025 © Falando de Viagem