Ilhas Gregas: um paraíso perfeito para aproveitar o verão europeu

Se você quer viajar para um destino europeu para curtir tudo que o verão tem a oferecer aos seus visitantes e escolheu a Grécia você acertou. O país é um dos mais bonitos do mundo, além de ser famoso pela sua rica mitologia, seu passado glorioso e por suas belezas naturais incontáveis e incontestáveis, que fazem todo mundo suspirar.

São inúmeras as ilhas encantadoras onde o sol brilha intensamente e radiante, fazendo ferver o verão e atraindo turistas do mundo inteiro que buscam belas praias, mar azul, agito, natureza e paisagens paradisíacas e dias mais do que perfeitos.

De um lado estão as Ilhas Cíclades, banhadas pelo Mar Egeu, e do outro as Ilhas Jônicas, banhadas pelo Mar Jônico. Qual a mais bonita? Difícil dizer. São muitas possibilidades de roteiros pela Grécia e o ideal, se você quer curtir o verão grego e as belas praias do país, mergulhar naquele mar cristalino e pegar muito sol, é visitar o país entre os meses de maio a setembro. Julho e agosto são os meses mais quentes e considerados altíssima temporada. Maio, junho e setembro são meses intermediários, onde é possível curtir dias quentes de verão com preço menos elevados e lugares um pouco mais vazios.

Em uma primeira viagem Atenas, Mykonos e Santorini certamente não poderão ficar fora do seu roteiro. Nas Ilhas Cíclades, além dessas, vale a pena conhecer Milos, Ios, Creta e Rodes. Nas Ilhas Jônicas os destaques são Kefalonia, Lefkada e Zakynthos, famosa por ter um dos maiores cartões-postais do país, a bela Navagio Beach.

A capital grega provavelmente será sua porta de entrada e saída do país e merece uma visita em uma primeira viagem à Grécia. Fique duas noites na cidade para conhecer a Acrópole e o apogeu da cultura grega e seus acervos milenares. Esse tempo será o suficiente por lá, exceto se você for um grande apreciador de história.

Alguns programas são imperdíveis em uma viagem a Grécia, como assistir um belo pôr do sol em Oía na romântica Ilha de Santorini, observando sua linda arquitetura com casas brancas e igrejas com cúpulas azuis. Aproveitar o agito de Mykonos com seus famosos beach clubs e passear pelas ruelas de Little Venice e Chora. Curtir algumas das praias mais bonitas do mundo como a Navagio Beach em Zakyntos, Myrtos Bay em Kefalonia, Sarakiniko em Milos e as inúmeras praias deslumbrantes em tons de azul de Lefkada.

Dicas para você planejar uma viagem à Grécia

  • Alugue um carro! Essa é sem dúvidas a melhor maneira de se deslocar em praticamente todas as ilhas. Tome muito cuidado com o trânsito, que é caótico em alguns lugares. Muitas estradas são estreitas e cheia de curvas.
  • Leve apenas uma mala e roupas leves. Você provavelmente fará deslocamentos internos de avião e/ou ferry e muita bagagem com certeza lhe atrapalhará. O limite de peso nos voos internos são 15 ou 23 quilos, dependendo da companhia aérea, e o excesso de peso custa caro.
  • Chegue com antecedência aos aeroportos e portos, pois a falta de infraestrutura e desorganização é comum na Grécia. Esteja preparado também para atrasos, pois eles ocorrem com muita frequência por lá.
  • Experimente e se delicie com a gastronomia grega! A culinária mediterrânea com frutos do mar frescos é extremamente saborosa. Não deixe de experimentar o famoso iogurte grego, a greek salad original, queijo feta, saganaki, pita, moussaka, azeites, vinhos locais, cerveja grega, um shot de ouzo e tudo mais que tiver direito!
  • Faça passeios de barco. Essa é uma ótima forma de conhecer várias praias e lugares poucos conhecidos e não acessíveis de carro, além de otimizar o tempo e ser muito agradável. Em alguns lugares é possível alugar pequenos barcos particulares (não custam muito caro) ou fazer passeios em grupo.
  • Esteja preparado para os altos preços de Mykonos e Santorini, principalmente quando comparado com outras ilhas gregas. Esses são os destinos mais famosos, badalados e turísticos do país. Lá a hospedagem é mais cara (ótimo lugar para alugar uma casa ou apartamento), assim como restaurantes e atrações. Faça reservas com antecedência!
  • Leve uma boa quantia em dinheiro principalmente se as Ilhas Jônicas estiverem em seu roteiro. Alguns lugares não aceitam cartão de crédito e é preciso estar prevenido.
  • Compre as passagens internas de avião ou ferry com antecedência. Muitos trechos podem esgotar, principalmente em julho ou agosto, ou ficarem com valores muito altos em cima da hora.
  • Se proteja do sol e se hidrate muito. O verão grego é muito quente e as temperaturas chegam a passar de 40 graus, por isso todo cuidado com o sol é pouco. Use e abuse do filtro solar, chapéu, boné, roupas com proteção UV e beba muita água sempre. Uma insolação pode estragar sua viagem!
  • Leve sapatilha de neoprene. Muitas praias são de pedrinhas e machucam o pé. Se você estiver de sapatilha você terá maior conforto para aproveitá-las.
  • Não viaje sem seguro viagem, pois a falta de infraestrutura local é preocupante e os gastos com médico e hospital são altíssimos.

Boa viagem!

Você pode se interessar

Deixe um comentário

Todas as informações para você viajar melhor! O time do FDV é formado por viajantes profissionais, especializados no mercado de luxo.

Copyright 2024 © Falando de Viagem