
Atrativo pela proximidade geográfica e pela moeda, o Uruguai já é um dos principais destinos dos brasileiros. Entretanto, são os centros urbanos que são explorados, e o que muitos viajantes ainda não sabem é que o país é um destino plural, que oferece diversas experiências de natureza. O ecoturismo é uma das tendências que mais cresce no país e com ele os benefícios às pequenas comunidades que vivem dele.
Conheça 6 destinos de ecoturismo no Uruguai:
1 – Quebrada de los Cuervos
Esse paraíso escondido é um acidente geográfico que combina uma fenda aberta pelo arroio Yerbal Chico e Sierras Agrestes. Um destino de aventura para experimentar a natureza de perto e apreciar 180 espécies de aves, mamíferos, anfíbios e peixes. Lá, você pode fazer trilhas, observar aves, atividades de educação ambiental, e se quiser uma imersão ainda maior, também pode acampar.
2 – Laguna de Rocha
Um lugar, a somente 8 quilômetros de La Paloma, onde convivem uma grande variedade de aves autóctones e migratórias, e por esse motivo é considerada a Biosfera para Educação, Ciência e Cultura pela ONU. A vegetação é abundante e se encontra cerca de 200 tipos de aves para avistamento em um trajeto curto. Além contar com passeios em barco para pesca guiados pelos próprios pescadores. Não se pode ir embora sem antes provar “La cocina de la Barra”, onde se preparam pratos artesanais com produtos do mar, elaborados por um empreendimento de mulheres da comunidade.
3 – O Monte de Ombúes
Percorrer o maior agrupamento de “Ombúes” – árvore nativa da região – é uma aventura que transporta e conecta os viajantes diretamente com a natureza. É habitual encontrar raposas, gambás, doninhas, gatos selvagens e lagartos, entre outros animais. São 20 quilômetros beirando a Laguna de Castillos, localizado em Rocha. É possível acessar por bote ou lancha pelo Arroyo Valizas.
4 – Valle del Lunarejo
Um convite para maravilhar-se com os riachos moldados pela água, as colinas com topos achatados e a vegetação exuberante do Parque Natural Regional do Valle del Lunarejo. É um destino imperdível para os amantes da conservação da fauna e flora, já que lá estão mais de 200 espécies de vertebrados identificadas, entre elas animais que não se encontram em nenhum outro lugar do Uruguai.
5 – Grutas del Palacio
Destino recomendado para amantes da geologia, paleontologia e arqueologia. Os turistas podem visitar antigas covas formadas há 66 milhões de anos com pinturas rupestres, desfrutar de paisagens e observar os grandes lagos existentes no Geoparque, que conta com um reconhecimento da UNESCO. A somente três quilômetros de Trinidad está a Reserva Rodolfo Tálice, que tem uma superfície de 75 hectares, com cerca de 1500 animais de mais de 150 espécies diferentes.
6- Parque Nacional Esteros de Farrapos e Ilhas do Rio Uruguay
Conta com várias ilhas e constitui o último refúgio do puma no Uruguai, é a única área protegida onde existe registros da espécie aguará-guazú. O Parque Nacional de Los Esteros de Farrapos e Islas del Río Uruguay é composto por 17.496 hectares de flora e fauna nativa, típico da costa do meio, próximo ao Rio Uruguai. É considerado a porta de entrada para observar as aves na região litorânea do país (chamada “Corredor de los Pájaros Pintados”), dado que ali se unem os cinco ecossistemas.
Boa viagem!