Foz do Iguaçu é um dos destinos mais populares e também democráticos. A cidade das Cataratas é interessante por unir três países em um só lugar e oferecer preços variados de hospedagem e serviços. Mas há uma coisa que é impossível fugir, independente do perfil do visitante: as atrações serão a principal parte da viagem e a maioria delas é paga. Para quem está com orçamento mais apertado, a dica de ouro é mesclar os passeios pagos com os gratuitos. Para te ajudar a montar este roteiro, selecionamos 5 atividades totalmente grátis em Foz. Confira:
1) Zoológico Bosque Guarani
O Bosque Guarani é um dos maiores zoológicos do estado do Paraná. Segundo o próprio estabelecimento, lá é feito um trabalho de conservação das espécies, pesquisas científicas e educação ambiental. São 21 recintos com em média 280 animais. Entre eles, a onça pintada, aves, furões, jacarés, macacos e muito mais. Algumas espécies foram capturadas pela Polícia Ambiental em tentativa de contrabando. Infelizmente, é perceptível ao caminhar pelo zoológico que é preciso um melhor cuidado e atenção na manutenção das trilhas e também das jaulas dos próprios animais. Se você quer um passeio mais completo, todas as sextas-feiras acontece uma feirinha de artesanato e gastronomia local em frente ao Bosque.
2) Templo Budista
Há poucos templos budistas caricatos no Brasil, e um deles está em Foz. Inclusive, é o segundo maior da América Latina, construído em 1996 por comunidades chinesas da Tríplice Fronteira. A grande área verde é o sinônimo de paz, e ainda oferece uma bela vista panorâmica de Foz e de Ciudad del Este. No Templo Budista de Foz do Iguaçu, as mais de 120 estátuas de mais de 2 metros são viradas para o pôr-do-sol e possuem significados singulares. Mesmo que você não seja budista, vale a pena a visita.
3) Duty Free Shop
Ao pensar em fazer compras em Foz, muitos pensam imediatamente no Paraguai, mas é no lado argentino que fica o Duty Free Shop. Esqueça o que você vê geralmente nos aeroportos. A loja de Foz é gigantesca, com decorações temáticas e produtos importados separados por sessões. E claro, tudo sem impostos inclusos nos preços. Se você não abre mão de fazer compra em viagem, vai enlouquecer na loja que fica na fronteira dos hermanos com o Brasil.
4) Mesquita Omar Ibn Al-Khatab
Assim como você não precisa ser budista para visitar o templo, também não precisa ser muçulmano para conhecer a mesquita. Entrar em contato com culturas diferentes é sempre interessante e deixa a experiência de viagem muito mais enriquecedora. A Mesquita Omar Ibn Al-Khatab possui mais de 15 metros de altura de arquitetura árabe. Apesar da visita ser totalmente gratuita, há regras de vestimenta: não se pode entrar de short ou camisa regata e mulheres precisam estar cobertas com o véu.
5) Calçadão da Avenida Paraná
O Gramadão da Vila A é muito frequentado por locais como um espaço para praticar esportes, fazer picnic e curtir o sol. Mas a verdade é que a área tem apenas uma grama rala e é nada atrativo quando se trata de turistas que têm pouco tempo para visitar o melhor que o destino tem para oferecer. Ao invés do Gramadão, recomendamos passear pelo calçadão da Avenida Paraná. Ele sim foi reformado recentemente e é bonito, bem arborizado e preservado. É um espaço bem agradável para aproveitar um passeio relaxante.
Boa viagem!