5 museus que você precisa visitar em Buenos Aires

A capital da Argentina é um destino cultural completo: ótimos restaurantes, espetáculos de música e, claro, excelentes museus. Buenos Aires é uma cidade que você pode visitar em um final de semana (com gostinho de quero mais), feriado prolongado ou em uma semana inteira. Para te ajudar a montar o seu roteiro, selecionamos os 5 melhores museus portenhos. Cada um com sua particularidade, mas todos são imperdíveis.

1) Museu de Arte Latino-Americano

Um dos principais museus de toda a América Latina. Não é novidade que a arte europeia é hipervalorizada, enquanto as produções locais são deixadas de lado. Felizmente, o Malba existe no sentido oposto e é um museu exclusivo de arte latina que comporta desde clássicos até a contemporaneidade. É lá que você encontra o icônico Abaporu, da brasileira Tarsila do Amaral. Além de obras de Fernando Botero, Candido Portinari, Antonio Berni, Frida Kahlo, Diego Rivera, Hélio Oiticica e muito mais. O edifício em si já é uma atração. A construção moderna é bonita, conta com um agradável pátio com um café e uma lojinha enlouquecedora.

2) Museu Evita

Don’t cry for me Argentina! A primeira dama mais famosa do país tem um museu inteiro em sua homenagem. Ele fica em uma casa chamada de Carabossa, que era usada como abrigo para mães e filhos em situação de vulnerabilidade em um dos muitos trabalhos da Fundação de Ajuda Social Maria Eva Duarte de Perón. A visita passa por várias fases de Evita, desde a infância até se tornar uma Perón. A curta e intensa vida da primeira dama é retratada a partir de imagens, mas também pelas belas vestimentas que vestia. Os modelitos verdadeiros expostos são a parte alta do acervo. Quem faz questão de conhecer mais sobre a vida de mulheres históricas precisa conhecer o Museu Evita.

3) Centro Cultural Kirchner

A mais recente adição da lista à cena cultural portenha. O Centro Cultural Kirchner foi inaugurado em 2015 como o maior centro cultural da América Latina e o terceiro maior do mundo. O espaço é realmente gigantesco, impossível conhecer tudo em um dia só. Além de diversas exposições de arte, lá também há aulas, concertos musicais e outras atividades temporárias. Vale a pena consultar a programação no site antes de embarcar e se programar para aproveitar. Principalmente os concertos, que acontecem na incrível cúpula de vidro.

4) Museu Nacional de Bellas Artes

Em todo destino histórico há um museu mais tradicional, repleto de obras clássicas. Em Buenos Aires, o Museu Nacional de Bellas Artes ocupa este espaço. Ele ostenta o maior patrimônio artístico da Argentina, instalado em uma antiga estação de bombeamento. É o tipo de clássico atemporal que você precisa visitar uma vez na vida.

5) Fundación PROA

Dessa lista, é o museu menos conhecido pelos turistas. A Fundación PROA é uma portinha que pode passar despercebida, mas esconde tesouros. O museu moderno tem como foco a arte do século XX, muitas vezes ainda pouco explorada pelos museus mais tradicionais.

Boa viagem!

Você pode se interessar

Deixe um comentário

Todas as informações para você viajar melhor! O time do FDV é formado por viajantes profissionais, especializados no mercado de luxo.

Copyright 2025 © Falando de Viagem