15 dicas do que fazer em uma viagem para Tóquio

Tóquio é o centro urbano mais populoso do mundo e um dos mais importantes centros financeiros. Combinando o tradicional com o moderno, a capital do Japão é um destino tão surpreendente que no mesmo bairro, Shibuya, você encontrará o cruzamento mais movimentado do mundo e também o Parque Yoyogi, um lugar tão tranquilo que é perfeito para dar uma espairecida e apreciar a natureza.

Apesar de ser um local com vários pontos turísticos incríveis, a ideia é fugir um pouco dos clichês e dar dicas do que você pode fazer em Tóquio para se divertir e aproveitar ao máximo esse destino incrível:

1) Comprar bebida em máquina de bebidas

As máquinas de bebida espalhadas pelas ruas são uma das marcas registradas do Japão. Nelas você encontrará bebidas quentes e geladas com bons preços. Além de ser divertido usar a máquina, é muito bom experimentar as diferentes bebidas japonesas. As minhas preferidas foram a Qoo que é um suco de maçã e a Skal que é uma bebida que mistura leite e refrigerante.

2) Explorar as lojas de conveniência

Independentemente se for 7 Eleven ou Family Mart, você precisa entrar nas lojas de conveniência e experimentar as comidas e sorvetes que são vendidas nelas. Você encontrará pão com yakisoba, oniguiri, pão com maionese e ovo, pão com milho e maionese, ovo cozido, frango frito, chocolates (Dars, Black Thunder, Galbo), salsicha empanada, vários biscoitos diferentes. Explore-as ao máximo!

3) Visitar uma loja Bic Camera

Eu considerei essa loja como a minha preferida de Tóquio, pois achei ela simplesmente incrível. Além de ter usado o Wi-Fi de lá gratuitamente, as lojas são imensas, geralmente com vários andares. Além de eletrônicos, você encontrará produtos de beleza, utensílios para casa, brinquedos, entre outras coisas. Inclusive, se tiver que comprar chip de celular para usar internet, eu recomendo lá, tem ótimos preços.

4) Ir a um sushi de esteira

Um restaurante sushi de esteira pode funcionar de diferentes formas. Há lugares em que você senta em frente a uma esteira e a comida fica passando para você escolher o que deseja comer e há lugares em que há uma tela para você pedir o que deseja e o sushi chega até você pela esteira. Eu fui nos dois e achei o segundo mais divertido e melhor para explorar o cardápio, mesmo porque tinha opção em inglês. Fui no Genki Sushi em Shibuya e achei muito bom. Além da variedade do cardápio achei o preço bem em conta.

5) Visitar um fliperama de jogos em Akihabara

Akihabara é conhecido por ser o paraíso dos otakus, pois lá tem diversas lojas de eletrônicos, fliperamas e objetos relacionados a animes (animação japonesa) e mangás. Além de ser um passeio interessante para conhecer mais da cultura japonesa, os fliperamas são super divertidos e oferecem diversos jogos. Além de ter várias opções de lojas de fliperamas, as lojas possuem muitos andares. Duas das atrações que fazem muito sucesso é o jogo de dança e as máquinas com gancho, nas quais você deve tentar agarrar algum objeto, geralmente pelúcias. Também tem um jogo que eu gostei bastante que é um no qual você deve bater em um tambor com baquetas.

6) Tirar foto em uma cabine de fotos

Essas cabines são famosas no Japão e são bem divertidas. É bom ter fotos para recordar do passeio, mas um dos diferenciais dessas cabines é poder colocar decorações na imagem, como carinhas de gatinhos e outros enfeites. Você pode encontrá-las nos fliperamas em Akihabara.

7) Visitar um templo ou santuário

Os templos são um grande atrativo da cultura japonesa. Mesmo se você não for religioso, é interessante visitar um templo para apreciar o local e conhecer mais da cultura. Inclusive, há eventos ao longo do ano, mas mesmo sem eventos, você verá pessoas rezando e fazendo reverências, além de tocarem um sino e jogarem moedas em um lugar específico para isso. É interessante ver os rituais específicos de cada templo.

8) Dormir em um Ryokan

Ryokan é uma hospedaria típica japonesa, ou seja, você vai vivenciar uma experiência tradicional. Você poderá dormir em um futon, no tatami, experimentar roupas tradicionais, comer refeições típicas e, dependendo de onde você se hospedar, tomar banho em um onsen, que são fontes termais.

9) Andar pela Takeshita Street em Harajuku

Conhecido por ser o local de jovens, você encontrará pessoas com cosplay, japoneses com roupas mais descoladas e cabelos coloridos. Além disso, há muitas lojas com coisas legais, como roupas e mochilas mais alternativas. Lá você também encontrará uma Daiso gigantesca e lojas onde poderá experimentar o famoso e gostoso crepe japonês.

10) Ir ao Parque Yoyogi

O parque é simplesmente incrível, principalmente na época das cerejeiras, em que as árvores ficam cor de rosa. O lugar é tranquilo e bonito, sendo perfeito para um passeio ao ar livre. Lá também tem um lago onde você pode sentar na grama e passar um tempo apreciando a natureza e também o Santuário Meiji, que é um templo xintoísta.

11) Ir a um karaokê

O legal do karaokê japonês é que tem salas privadas apenas para você sozinho ou para você ir com seu grupo de amigos. É um passeio mais reservado, entretanto muito divertido. As salas costumam ter lugares para sentar, então enquanto não canta você pode esperar confortavelmente. É uma experiência diferente de karaokês coletivos, então super recomendo.

12) Explorar a culinária

Além do sushi de esteira e das lojas de conveniência, você não deve ter medo de se aventurar. A culinária japonesa é muito rica e saborosa. Enquanto você anda na rua é muito comum sentir cheiros incríveis de comida e ver restaurantes típicos. Há muita comida e bebida gostosa para ser provada que é totalmente diferente do que conhecemos, mas mesmo que seja o mesmo prato vale a pena, pois será diferente. Minha dica é: não tenha medo e prove o máximo possível.

13) Ir pra um izakaya para beber e comer edamame

É comum ir para izakaya, que é um tipo de bar japonês, para beber cerveja e comer edamame, que é o aperitivo do bar. Entretanto, também costumam servir pratos de comida. Geralmente os izakayas são cheios, porque são lugares casuais para encontros depois do trabalho. Há os mais típicos em que você senta no tatami no chão, mas também há lugares em que há mesas com cadeiras e balcões com cadeiras. Inclusive, uma dica é a Golden Gai em Shinhuku que é uma área só com bares bem tipicamente japonês. Os bares são pequenos e ficam em ruas estreitas.

14) Dormir em um hotel cápsula

O Japão é famoso pela otimização do espaço, então o hotel cápsula é famoso por lá. Inicialmente você pode achar que será uma experiência claustrofóbica, mas na verdade é confortável, bem privativo e uma ótima opção para quem viaja para outros lugares além de Tóquio.

15) Visitar um Tsutaya

São lugares bonitos e espaçosos que são como livrarias. Lá tem CDs, DVDs, livros, mangás e revistas. Você pode ouvir alguns CDs e também comprar algum desses itens na língua japonesa.

Boa viagem!

Você pode se interessar

Deixe um comentário

Todas as informações para você viajar melhor! O time do FDV é formado por viajantes profissionais, especializados no mercado de luxo.

Copyright 2024 © Falando de Viagem