Muitas vezes, foca-se tanto nos destinos norte americanos e europeus, que esquecemos de olhar para as diversas opções de lugares imperdíveis que estão do nosso lado. Nos últimos anos alguns viajantes têm dado cada vez mais atenção para os nosso vizinhos sul-americanos. Será que chegou a hora de conhecer a América do Sul?
Por isso, selecionamos 12 lugares encantadores na América do Sul, que podem ser o seu próximo destino:
1- Machu Picchu, Peru
Conhecida como ”a cidade perdida dos Incas”, o destino mais procurado no Peru mantém viva a riquíssima cultura indígena, e recebeu o título de Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade. Alguns dos passeios são ao relógio do sol, à tumba real, e aos próprios templos e paisagens naturais. Machu Picchu promove uma imersão cultural ao legado Inca que todos, mas principalmente nós, sul-americanos, deveríamos fazer na vida.
2- Fernando de Noronha, Brasil
O paraíso existe e é brasileiro! Parece patriotismo, mas a praia Baía do Sancho, em Noronha, foi eleita a mais bonita do mundo por 3 vezes pelo site TripAdvisor. O arquipélago pernambucano é o destino perfeito tanto para casais em lua de mel, como para levar toda a família. As praias, mergulhos, passeios de barco e trilhas são os melhores jeitos de aproveitar Fernando de Noronha.
3- Los Roques, Venezuela
O arquipélago de mar caribenho é perfeito para quem quer fugir do caos urbano. As praias são calmas, rasas e, muitas vezes, desertas. A água cristalina de Los Roques é casa de 98% das espécies de corais existentes no planeta, além de outros animais da fauna marinha. As principais pousadas e hotéis, assim como o comércio e aeroporto local ficam na ilha principal, Gran Roque.
4- Torres del Paine, Chile
O parque nacional, localizado na Patagônia chilena, é um excelente destino para quem ama aventura. O principal ponto turístico é o Lago Grey e as imensas geleiras são um visual surpreendente. As cidades vizinhas são pequenas, então o foco da viagem é exclusivamente a natureza. Os principais hotéis da região oferecem diversos passeios pelo parque.
5- Cartagena, Colômbia
Em Cartagena, a cidade rouba o protagonismo das praias. As ruelas com construções históricas e a personalidade colombiana refletida no ambiente faz Cartagena a cidade mais colorida da Colômbia. O povo é caloroso, a arquitetura é fotogênica e o clima é tropical. As praias não são tão bonitas quanto as brasileiras, mas vale o passeio de barco na Playa Blanca.
6- Cataratas do Iguaçu, tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai
Uma fronteira entre países nunca foi tão bonita. As cataratas são formadas por um conjunto de 275 quedas d’água, e o resultado é especial. Apesar do passeio ao Parque Nacional ser a principal atração, há também o Parque das Aves e, é claro, a oportunidade de poder visitar três países em um só dia.
7- Ilhas Galápagos, Equador
Paraíso para mergulhadores, a ida às Ilhas Galápagos é uma experiência única de contato com uma natureza quase intocada. Das 12 principais ilhas, apenas quatro são habitadas. A fauna e flora são muito ricas, não é à toa que fizeram parte fundamental nos estudos de Darwin. A maior cidade, Puerto Ayora, fica na ilha de Santa Cruz, e possui a maior quantidade de hotéis, comércio e restaurantes.
8- Deserto do Atacama, Chile
O deserto mais alto e seco do mundo é um destino oposto de todas as praias citadas na lista, mas igualmente imperdível. Com uma geografia incomparável, é um dos lugares que, a cada ida, você irá descobrir coisas diferentes. Para realizar os passeios, é preciso contratar uma agência de turismo. Alguns dos mais procurados são: tour astronômico, Valle de la Luna e Geyser del Tatio.
9- Salar de Uyuni, Bolívia
O visual do maior deserto de sal do mundo parece cenográfico. O pôr do sol, as lagunas e a imensidão branca impressionam qualquer um. A travessia de carro é uma aventura que exige chapéu, protetor solar e muita água, independente da época do ano. O Salar é o destino mais procurado na Bolívia, e recentemente se tornou a escolha de muitos jovens que viajam com os amigos.
10- Ilha de Páscoa, Chile
Os Moais, as famosas esculturas dos ‘gigantes de pedra’ são cheias de histórias e teorias fascinantes. A Ilha de Páscoa é uma das mais isoladas do mundo, tornando-a um destino misterioso e muito diferente. A ilha é razoavelmente pequena, mas tem muito a se fazer: parques nacionais, vulcões, cavernas, e, claro, os incríveis Moais. Um verdadeiro mergulho na história de um povo que tem muito a contar.
11- Perito Moreno, Argentina
A geleira de Perito Moreno é um dos fascinantes destinos da Patagônia argentina. Ela fica dentro do Parque Nacional los Glaciares, que beira o Lago Argentino, o maior lado patagônico. É possível conhecer a enorme parede de gelo de barco ou pelas passarelas do parque. Para os mais aventureiros, também existem as opções de caminhadas, longas e curtas, de dificuldade média e alta, respectivamente, ideal para aqueles que querem ficar em contato com o glaciar.
12- Rio de Janeiro, Brasil
O apelido de Cidade Maravilhosa não é à toa. O Rio é um dos lugares mais lindos da América do Sul, com o contraste das dezenas de praias incríveis com as montanhas que poucos lugares têm. Por ser uma das principais metrópoles do país, há infinitas opções de turismos: trilhas, cachoeiras, Lagoa Rodrigo de Freitas, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Jardim Botânico, museus e a nova região portuária, revitalizada e um dos maiores legados das Olimpíadas Rio 2016. O Rio pode ser visitado em qualquer época do ano, mas tem sua alta temporada bem definida no verão, por causa do calor e, claro, do Carnaval!
Boa viagem!