12 curiosidades sobre a Rússia

Você está planejando conhecer a Rússia? Então, provavelmente, está buscando informações sobre o país, que ainda é pouco conhecido dos brasileiros. O destino provoca algum receio entre os viajantes devido à fama do inverno russo. Na verdade, apenas nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro a temperatura desce muito abaixo de zero. Em março e novembro é possível sentir uma temperatura semelhante a outros países europeus no inverno. Em abril, maio, setembro e outubro o clima é ameno e chega mesmo a fazer calor nos meses de junho, julho e agosto.

Como viajar para a Rússia?

Viajar para o país não é difícil e os brasileiros podem passar até 90 dias sem necessidade de visto. A viagem é longa, chegando a quase 20 horas, sempre com pelo menos uma escala.

Como se fala Moscou em russo?

O nome da capital do país, em russo, é Moscvá.

Qual o idioma do local?

Embora os russos tenham o russo como língua materna, muitos falam inglês, são solícitos e adoram receber visitas. Outro ponto que ajuda muito na viagem é saber ler cirílico (o alfabeto russo), que pode ser útil caso não se encontre placas com letras latinas em locais públicos. Procurar dicas on-line e acessar canais de TV do país para começar a praticar e entender o idioma é bem interessante.

As palavras de destaque são:
Oi = Prívet.
Obrigado (a) = Spacíba.
Por favor = Pajálusta.
Adeus = Da svedániya ou Poká.
Meu nome é = Minyá zavút.
Onde = Gdié.

Quantos fusos horários tem a Rússia?

O maior país do mundo possui 9 fusos horários divididos entre os continentes asiático e europeu. Entretanto, grande parte das cidades russas segue o horário de Moscou (6 horas mais de diferença em relação à cidade de Brasília).

A Rússia é populosa?

Apesar do tamanho, o país tem somente a nona maior população do mundo, sendo superado por países como a China, Índia, Brasil e Estados Unidos.

Qual a cor da bandeira da Rússia?

A bandeira da Rússia consiste em 3 linhas horizontais — branca (a cor da independência e liberdade), azul (a cor da Nossa Senhora, padroeira da Rússia) e a vermelha (representando o poder e o Estado).

Qual é o prato típico da Rússia?

A culinária russa varia de região para região (por exemplo, shashlyk – espetinho – é mais comum no sul do país), no entanto existem alguns pratos famosos como bórsch (a sopa vermelha), blini (as panquecas), pelmeni (parecidos com ravioli, recheados de carne) e o seu velho conhecido strogonov, que tem origem no país e foi servido pela primeira vez na mesa real.

É um país caro?

O custo de vida varia de cidade a cidade. Moscou é considerada uma das cidades mais caras do mundo, enquanto o custo de vida em outras cidades é mais baixo.

Qual é a moeda da Rússia?

A moeda da Rússia é o rublo (e os trocados chamam-se kopeyka).

Como os homens se cumprimentam na Rússia?

Nada de abraço para o carinhoso brasileiro. Lá, o cumprimento mais comum entre homens é aperto de mão. Os abraços são aceitos só entre amigos muito próximos.

O que trazer como lembrança?

Os itens que não podem ser esquecidos por quem volta da Rússia são as famosas Matrioskas (ou Matreshkas, em russo, aquelas bonequinhas russas), Valenki (um calçado típico que ainda é usado no interior do país), Khokhloma (os utensílios de madeira decorados da forma típica) e a porcelana imperial (produzida desde 1744).

Quando é o Natal na Rússia?

Na Rússia, a data é festejada de acordo com o calendário “juliano”, por isso o Natal é celebrado no dia 7 de janeiro. No entanto, a árvore de Natal é montada, prepara-se uma grande ceia e a chegada do Papai Noel é esperada no dia 31 de dezembro, quando eles festejam o Réveillon.

Boa viagem!

Você pode se interessar

Deixe um comentário

Todas as informações para você viajar melhor! O time do FDV é formado por viajantes profissionais, especializados no mercado de luxo.

Copyright 2025 © Falando de Viagem