Viagens aceleradas e com um roteiro recheado são ótimas, mas descanso é sempre bem-vindo. Para literalmente mergulhar no relaxamento, o Falando de Viagem selecionou 10 praias pouco conhecidas espalhadas pelo Brasil para você conhecer e curtir com exclusividade.
1) Praia do Carro Quebrado – Alagoas
A 40 quilômetros da capital Maceió, a Praia do Carro Quebrado não tem esse nome por simples acaso. A praia é acessada por uma estrada de terra que dificilmente é encarada por um veículo sem tração, portanto um 4×4 é necessário para desfrutar do visual quase deserto. Muitos turistas optam por alugar quadriciclos para tornar o passeio ainda mais diferente. A junção das palmeiras com o visual particular torna tudo mais especial.
2) Praia de Algodões – Bahia
A Praia de Algodões fica na Península de Maraú, município vizinho de Itacaré, que é um popular destino turístico na Bahia. E exatamente pelo tamanho sucesso de Itacaré, a poucos quilômetros de distância são guardados segredos quase exclusivos dos locais, como a Praia de Algodões. Ela não é totalmente deserta como outras da lista, tem alguns pontuais quiosques, mas ainda vibe roots que buscamos aqui.
3) Saco do Mamanguá – Rio de Janeiro
Paraty é um pedaço de paraíso na Costa Verde, que fica entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Poderíamos citar várias praias do destino aqui, mas o Saco do Mamanguá merece destaque por ser o único fiorde do Brasil. A classificação se refere a uma grande entrada de mar cercada por formações rochosas e o visual é de tirar o fôlego. Dentro do Saco do Mamanguá você encontra várias pequenas praias e cachoeiras – é um passeio completo.
4) Lagoinha do Leste – Florianópolis
Se você quer curtir uma bela praia com a sensação de recompensa, a Lagoinha do Leste é para você. O acesso à praia é feito a partir de uma trilha que dura aproximadamente três horas que começa na Praia do Matadeiro. Para quem não quer tanta aventura, no verão, barqueiros fazem o trecho a partir da Armação ou de Pântano do Sul. Independentemente do meio de transporte, a praia da Lagoinha do Leste merece ser visitada.
5) Praia de Flecheiras – Ceará
Os praticantes do kitesurf e windsurf precisam conhecer a Praia de Flecheiras. Ela fica a 130 quilômetros de Fortaleza, capital do Ceará. Além do mar cristalino, o visual composto por dunas e cata-ventos cria uma ambientação ideal para quem precisa dos ventos a seu favor. Quem não é sufista também pode – e deve – aproveitar a praia, já que os ventos não impedem um bom e simples mergulho.
6) Ilha das Couves – São Paulo
Quem diz que São Paulo não tem praias paradisíacas nunca ouviu falar da Ilha das Couves. Apesar de ser localizada em Ubatuba, que é um destino de praia bastante popular entre os paulistas, a ilha se mantém com ares de secreta. Naturalmente, o acesso é feito exclusivamente de barco, mas este pode ser desde uma luxuosa lancha até uma simples carona com um pescador. O importante é chegar e ter acesso privilegiado à apreciação da vida marinha nas águas de tom azul turquesa.
7) Praia Triste – Santa Catarina
A praia recebe esse nome por ser pouco visitada enquanto suas vizinhas, na região de Bombinhas, em Santa Catarina, bombam no verão. O plot twist que o responsável por esse nome não sabia, é que praias desertas são tão valiosas quanto ouro. A Praia Triste deve ser acessada a partir da Trilha de Zimbro. Além do calmo mar, lá você também pode curtir uma cachoeira deliciosa.
8) Praia de Urussuquara – Espírito Santo
O Espírito Santo em geral não é um destino muito explorado por turistas, mas a Praia de Urussuquara fica na divisa dos municípios de Linhares e São Mateus, e é secreta até mesmo para os locais. Lá, a natureza é tão bem preservada que é o local escolhido pelas tartarugas marinhas para desovar. Portanto, tenha cuidado onde você pisa quando estiver curtindo este pedaço de paraíso!
9) Galinhos – Rio Grande do Norte
Galinhos é uma pequena vila de pescadores localizada em uma península cujo acesso é possível apenas por barco. Lá, tudo é muito simples. Entrar em contato com os moradores torna a experiência ainda mais rica. Outro diferencial é que a região é de mangue. A península toda tem praias consideradas secretas, e Galinhos é a mais conhecida entre as desconhecidas. Ela se mantém calma, porém é mais fácil de se localizar.
10) Praia de Pontinha – Paraíba
O litoral Norte da Paraíba é muito menos explorado turisticamente do que o Sul, mas não pelas belezas naturais e sim pela estrutura. A cidade de Lucena fica a apenas 50 quilômetros de distância da capital João Pessoa e tem um mar de tom azul turquesa digno de Caribe. Uma das melhores praias do município é a Praia de Pontinha. Os bancos de areia branquinha entrelaçam o mar azul em um visual único.
Boa viagem!