Comida é, indiscutivelmente, uma atração turística. Assim como o conforto do hotel e a beleza dos passeios, a experiência gastronômica afeta diretamente na qualidade da sua viagem. Experimentar os sabores da culinária local é entrar em contato com uma cultura diferente. E comer bem não necessariamente significa apenas frequentar os restaurantes renomados. Quando a comida do país é boa, é possível comer bem até nos estabelecimentos mais simples. Para ajudar os viajantes que amam pela boca, o Falando de Viagem destacou 10 destinos que têm a culinária como um grande forte.
França
É o país mais procurado pelos turistas que querem comer bem. A lista de delícias é imensa: queijos, steak tartare, escargots, sopa de cebola gratinada, croque monsieur, croissants, e muitos outros pratos. A França é o país com mais restaurantes estrelados pelo Guia Michelin. A experiência de jantar, pelo menos uma vez, em um dos melhores restaurantes do mundo, vale muito a pena. Para sobremesa, o imperdível Crepe de Nutella pode ser encontrado em qualquer esquina de Paris por poucos euros. Como se não bastasse tudo de incrível que França tem para oferecer, a culinária é mais uma atração imperdível de um dos países mais amados pelos turistas.
Líbano
Todos amam falafel, quibe, tahine, coalhada, hummus, tomilho, cafta, tabule e kebab, mas o que muitas vezes não se sabe, é que ”comida árabe” é um termo ocidental que define todas as culinárias dos países do Mundo Árabe como uma só. E entre todos os países árabes, o Líbano se destaca cada vez mais como um destino gastronômico. A culinária libanesa faz sucesso por reunir sabores mediterrâneos, europeus, orientais e sírios. Os sabores são sempre muito ricos devido as diversas especiarias usadas na preparação dos pratos. Não é por acaso que na época das navegações esses mesmos temperos valiam tanto quanto ouro!
Peru
Os sabores da culinária peruana são considerados um dos mais ricos do mundo. Assim como no Brasil, a mestiçagem cultural também afetou a comida. Os tradicionais ceviches ganharam espaço entre os brasileiros recentemente. A culinária do Peru é sempre muito marcante, bem temperada e muito gostosa. É um excelente destino para quem gosta de explorar sabores ricos e diferentes em pratos de muita qualidade.
Itália
A culinária da Itália é amada pela grande maioria das pessoas. Difícil é encontrar quem não coma massas e pizzas. O mais incrível de comer na Itália é que qualquer cantina da esquina pode ser a melhor macarronada da sua vida. Claro que há uma vasta seleção de restaurantes exclusivos, já que o país está em segundo lugar como mais premiado pelo Guia Michelin, mas a possibilidade de comer uma excelente massa por 10 euros torna a Itália um destino gastronômico muito democrático. A comida italiana é uma opção incrível para todos os turistas: aqueles que têm o paladar mais restrito e que não gostam de experimentar coisas muito diferentes, mas também para quem come de tudo, mas não dispensa uma boa culinária tradicional.
Brasil
Nosso país é imenso e muito rico culturalmente. Além da cultura nacional unificada, o nosso território também abriga diversos costumes locais, do norte ao sul. O que é considerado brasileiro é uma mistura de traços indígenas, africanos e europeus. E na culinária não poderia ser diferente! Há feijoada, peixes de água doce, acarajé, açaí, mandioca, tapioca, carne de sol, farofa, frutas típicas brasileiras, pão de queijo, brigadeiro, paçoca, cocada, pé-de-moleque, e mais uma infinidade de pratos deliciosos que conquistaram o mundo inteiro. Algumas regiões se destacam quando o assunto é gastronomia, como Minas Gerais, Bahia, Pantanal, Pernambuco e a região Amazônica. Quem nunca viajou e sentiu falta do nosso arroz e feijão do dia a dia? A nossa comida com certeza é um dos orgulhos nacionais, e deixa os estrangeiros apaixonados quando conhecem.
México
Comida mexicana nunca esteve tão moda. Tacos, burritos, nachos, quesadillas, creme azedo e temperos apimentados estão ganhando o coração (e o estômago!) de visitantes do mundo todo. Essa febre começou nos Estados Unidos, por causa das redes de fast food de comida mexicana, e, claro, da comunidade latina crescente no país. Agora, mais do que nunca, é um excelente momento para explorar ainda mais delícias que o México tem para conhecer. Que tal passar suas férias com nachos e margaritas em uma praia paradisíaca?
Portugal
O clássico bacalhau com batatas e os deliciosos doces portugueses à base de ovos são velhos conhecidos no Brasil. Lisboa recentemente se tornou um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. E, apesar de Portugal ser um país pequeno, as regiões possuem seus pratos típicos que podem surpreender os turistas. A ‘’francesinha’’, tradicional da cidade do Porto, é um exemplo.
Tailândia
O sabor e aroma agridoce é característico da culinária da Tailândia. A gastronomia tailandesa preza pelo equilíbrio dos quatro elementos que marcam o paladar (sal, doce, picante e ácido). Por isso, para o visitante ocidental, acostumado com pratos salgados, a Tailândia é um destino perfeito para experimentar comidas consideradas exóticas em relação ao que estamos acostumados. A Tailândia é um paraíso natural e cultural, e a comida se torna um adicional incrível para a experiência do viajante.
Argentina
A Argentina é um destino perfeito para aqueles que apreciam carne nobres. O chorizo acompanhado pelo molho argentino chimichurri compõe o prato mais tradicional e famoso do país. Um pedido mais acessível, mas ainda sim muito tradicional, são as empanadas e o choripán, que é uma versão argentina do cachorro-quente. Apesar do protagonista da culinária da Argentina ser a carne, os vegetarianos não precisam se preocupar em ficar de fora. A abóbora é muito usada em quiches salgadas e raviólis, e o resultado é incrível e surpreendente.
Japão
A comida ‘’japonesa” que comemos no Brasil deve ser escrita entre aspas, já que a culinária tradicional do Japão é totalmente diferente dos nossos famosos e amados hot rolls. O Japão tem se tornado um destino cada vez mais desejado pelos brasileiros, principalmente pelos millennials. Ao conhecer o Japão, prepare-se para encontrar os melhores sushis, sashimis e tempurá da sua vida, mas também para conhecer muitos pratos diferentes e deliciosos.
Quem não gosta de comer bem, não é mesmo? As refeições em uma viagem fazem parte dos passeios turísticos. Pode ser uma culinária mais tradicional ou mais exótica, mas a comida local é sempre uma forma que a cultura se expressa. Conhecer destinos incríveis com o bônus de poder experimentar pratos excelentes faz uma viagem perfeita!
Bom apetite!