Rica em história e beleza, Sintra é o local para aproveitar a natureza e dias calmos. As ruas da cidade são agradáveis e há muitas lojas de artesanato. Você também pode escolher passar uns dias na cidade ou visitá-la em um bate e volta, afinal são apenas 25 minutos de carro ou 30 minutos de trem de Lisboa.
Para lhe ajudar no planejamento, fizemos essa lista de 10 coisas que você precisa fazer na sua primeira vez em Sintra:
1) Palácio Nacional da Pena
O colorido palácio é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1995 e uma das sete maravilhas de Portugal desde 2007. O Palácio Nacional da Pena é uma das principais obras do romantismo do século XIX no mundo, tendo sido o primeiro palácio nesse estilo na Europa. O local é constituído em duas alas que são rodeadas por uma estrutura arquitetônica de castelo. As alas são o antigo convento manuelino da Ordem de São Jerónimo e a ala edificada no século XIX por D. Fernando II.
2) Palácio Nacional de Sintra
O Palácio Nacional de Sintra é reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. É possível entrar no palácio e ver uma exposição que mostra as diferentes eras pelas quais a cidade passou. Você verá os estilos mouro e manuelino.
3) Castelo dos Mouros
Erguido com o objetivo de ser um forte em meados do século X, o Castelo dos Mouros possui lindos jardins e obras de arte para serem vistos. Além disso, há vários tours para conhecer mais da parte arqueológica.
4) Quinta da Regaleira
Construído entre 1904 e 1910, o palácio da Quinta da Regaleira é surpreendente. Seus pontos altos são o Poço Iniciático, uma torre que desce 27m para baixo do solo e o jardim que possui magníficas referências à mitologia, artistas consagrados e até Camões.
5) Parque e Palacete de Monserrate
O Parque e Palacete de Monserrate merece a visita pois o Palacete tem a arquitetura que remete ao Romantismo, e o jardim tem a exuberante flora exótica de diversos lugares do mundo.
6) Palácio Nacional e Jardins de Queluz
O Palácio Nacional e Jardins de Queluz é um palácio do século XVIII tendo sido um dos últimos grandes edifícios em estilo rococó erguidos na Europa com marcas barroca e neoclassicista. Por isso, seus jardins geométricos com estátuas e fontes lembram o jardim do Palácio de Versalhes, na França. Assim, seus destaques são a arquitetura, jardins e extensão da flora.
7) Pastelaria Piriquita
Você deve experimentar os famosos doces típicos portugueses “travesseiros” (massa folhada recheada com creme de amêndoas e coberto com açúcar) e “queijadas” da Piriquita, confeitaria que existe desde 1850.
8) Cabo da Roca
O Cabo da Roca é ponto mais ocidental de Portugal continental, sendo o local que Camões descreveu como “Onde a terra se acaba e o mar começa”. De lá é possível observar lindas falésias e o Oceano Atlântico.
9) Praia da Adraga
Localizada no Parque Natural de Sintra-Cascais, a Praia da Adraga fica entre falésias e rochas, então mistura-se montanhas com praia. Na zona norte da praia é comum o nudismo, já na zona sul, quando a maré está baixa, é legal visitar as lindas grutas que estão lá e se você for mais aventureiro fazer rapel.
10) Parque Natural de Sintra-Cascais
O Parque Natural de Sintra-Cascais possui uma paisagem rica e diversificada, dividindo-se em duas zonas distintas: a agrícola que produz fruta e vinho, e a costeira, com praias, falésias e dunas.
Boa viagem!